sábado, 10 de dezembro de 2016

Inaugurado novo abrigo para animais em Poços de Caldas

Inaugurado novo abrigo para animais em Poços de Caldas
Somente animais sadios serão abrigados, para posterior adoção, no novo abrigo

Foi inaugurado na última segunda-feira (5), às 10h, o Abrigo Municipal de Proteção Animal, que foi construído pela Prefeitura no bairro São José. O local conta com dez baias, clínica veterinária, área de banho e galpão para atividades de educação ambiental. Além de fornecer um local adequado para o animal abandonado, o objetivo do abrigo é sensibilizar, através de palestras de conscientização, o quanto o abandono é prejudicial, não só ao animal, mas a todas as pessoas, seja através das inúmeras zoonoses ou os mais variados acidentes.

Com a inauguração do local, o animal (cão ou gato) será recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses e passará por triagem. Se estiver saudável, será encaminhado ao abrigo, onde será vacinado, vermifugado, castrado, chipado, passará por banho para retirada de ectoparasitas e colocado à disposição para adoção. Jà os animais doentes, serão encaminhados para o antigo CCZ, para os devidos cuidados.

Além da proteção animal, o abrigo está inserido em uma perspectiva maior de educação ambiental. No local, será feito plantio de muda de árvores, a fossa será ecologicamente correta e será reutilizada a água da chuva, dentro dos conceitos de sustentabilidade. O abrigo trabalhará também com a conscientização de jovens e crianças com relação à posse responsável, incentivando a castração dos animais e tratando seriamente a questão do abandono, bem como suas consequências. Para tanto, fornece espaço para palestras e aceita voluntários para passeios e interação com os animais.

O município já conta com outros projetos de proteção animal como o Centro de Controle de Zoonozes e o Castramóvel, que castra cães e gatos nos bairros da cidade. O castramóvel , desde sua implantação, em 2O14, já realizou 1.473 castrações, em cães e gatos, machos e fêmeas.

O novo abrigo tem parceria com entidades que fazem campanha de adoção de animais e vai incentivar a posse responsável e, uma vez adotado, o animal terá auxílio veterinário e acompanhamento, para evitar que seja abandonado novamente.

O imóvel onde o abrigo foi construído denominado “Campo do Serrote”, é propriedade do município desde 1921. Foi adquirido de Agostinho José da Costa Junqueira pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, na data de 10 de outubro de 1921. Em 2006, o imóvel foi cedido à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, para instalação da cavalaria (Lei 8.264/06). Em 2012, a PM devolveu formalmente a área para a Prefeitura. Em 2014, foram iniciadas, no mesmo local, as obras do abrigo de animais de Poços de Caldas.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...