segunda-feira, 29 de agosto de 2016

INCÊNDIO: Incêndio destrói Casa de Chá do Recanto Japonês de Poços Caldas

Incêndio destrói Casa de Chá do Recanto Japonês de Poços Caldas

Um incêndio destruiu a Casa de Chá, um dos principais atrativos do Recanto Japonês, que fica no bairro Jardim dos Estados, em Poços de Caldas (MG), na madrugada deste domingo (28). O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando a equipe chegou ao local não havia o que ser feito, o fogo já tinha destruído todo o espaço. Ainda não se sabe o que pode ter causado as chamas.

Confira nota oficial divulgada pela prefeitura de Poços:

Nota Oficial – Incêndio na Casa de Chá

Na manhã deste domingo (28), quando os funcionários do Recanto Japonês chegaram ao local para o expediente de hoje, encontraram a Casa de Chá ainda em chamas, mas já praticamente destruída. Eles acionaram a Guarda Municipal que, por sua vez, acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. A perícia já esteve no local e o inquérito foi instaurado, com prazo de 30 dias para a conclusão. 


Pelo levantamento preliminar, trata-se de incêndio criminoso. O fogo foi colocado dentro da Casa de Chá e a hipótese de curto-circuito já foi descartada porque não há fornecimento de energia elétrica no local. O Recanto Japonês é fechado, mas há trilhas pela mata que dão acesso ao local. O patrulhamento é feito pela GM, alternadamente com outros próprios públicos. O local do incêndio foi isolado, mas o ponto turístico continua aberto à visitação, em horário normal. 

Este é o segundo incêndio provocado em prédios públicos em pouco mais de um mês. Por conta das especificidades das ocorrências, em curto espaço tempo, a Secretaria Municipal de Defesa Social alerta que vai reforçar a segurança durante a noite neste período, para tentar coibir novas ações criminosas. 


A Prefeitura repudia as ações de vandalismo e aguarda que os criminosos sejam punidos por este atentado contra o patrimônio público e a cultura japonesa. Nesta segunda-feira (29), o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço agendará reunião com o Clube Nikkey de Poços de Caldas para definir o cronograma de reconstrução da Casa de Chá, importante patrimônio do município.

Recanto Japonês

Casa do Chá antes do incêndio

O Recanto Japonês é uma réplica de um jardim japonês, com construções e vegetação típicas. Fica localizado numa vertente da Serra de São Domingos sendo rodeado por uma mata nativa.

O local é muito agradável e de fácil acesso. A casa de chá e o quiosque foram projetados e construídos em estilo japonês.

O quiosque ou caramanchão Azumaya é uma réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês, feito de madeira e telhado de palha. No local há um pequeno lago artificial, onde foram colocadas carpas coloridas.

Pode-se passear por diversos caminhos ladeados por plantas ornamentais e pequenas quedas d’água e conhecer a fonte dos ‘Três Desejos: Amor, Saúde e Inteligência. A área é toda iluminada por lampiões típicos.

Endereço: Rua Amapá, s/n – Jardim dos Estados
Telefone: (35) 3697-2306
E-mail: cit@pocosdecaldas.mg.gov.br
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h]

Fotos: Thiago Augusto Masaki Luiz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...