sábado, 25 de junho de 2016

PRÉDIO HISTÓRICO: Aprovado tombamento do “Sobrado Conde Prates” em Poços de Caldas

Aprovado tombamento do “Sobrado Conde Prates” em Poços de Caldas


Foi aprovado na semana passada (16), o tombamento do prédio histórico “Sobrado Condes Prates”. O tombamento se deu por meio da Lei 9.133 e protege o casarão situado na esquina da rua Junqueiras com a rua Dr. Francisco Faria Lobato, no centro de Poços de Caldas. O edifício já estava inventariado pelo Condephact, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico. Com a publicação da Lei, o casarão passa pelo processo de tombamento, que preserva suas características originais.

Isso não significa que o imóvel não possa ser alterado. “Isso pode ocorrer, tanto no imóvel, quanto ao redor dele, mas deve ser feito de modo que preserve as origens da edificação”, informa o arquiteto e diretor do Museu Histórico e Geográfico de Poços, Haroldo Paes Gessoni, acenando a possibilidade de haver uma restauração, agregando valor ao patrimônio, mas com reserva histórica.

O casarão

Construído em 1886 para servir como casa de veraneio para o Conde Eduardo Silva Prates, além de histórico, possui elementos arquitetônicos de extrema importância. A casa sofreu algumas alterações com o tempo. Era uma casa térrea , depois surgiu um pavimento. Antes carregava um estilo normando e depois desconfigurou-se para uma mistura de estilos. Porém, as intervenções estão marcadas na casa e é possível identificar a parte original e o que foi alterado ao longo do tempo. “Arquitetonicamente o sobrado tem características especiais”, esclarece Haroldo Paes Gessoni.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...