Revitalização do Teatro da Urca em Poços de Caldas completa um ano
![]() |
Espaço da Urca conta com AVCB dos Bombeiros
|
Revitalizado em junho de 2015, após 17 anos, por meio de projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), junto ao Fundo Estadual de Cultura, o Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, apresenta, além de conforto aos usuários, uma extensa e diversificada ocupação durante todo ano. O espaço é o equipamento público mais utilizado da Prefeitura de Poços de Caldas, tendo uma ocupação de 340 dias durante o ano.
Palco de grandes eventos culturais do município, como o Festival Música nas Montanhas, Festival Literário de Poços de Caldas (FLIPOÇOS) e o Festival de Inverno (JULHOFEST), o agendamento tanto do teatro, como de todo complexo, é de 80% de atividades culturais e 20% de outros eventos, como congressos, assembleias, conferências e reuniões de classe.
Segundo a coordenadora do espaço, Mariana Chaves Oliveira, o edital lançado anualmente desde 2013, denominado Pró-Urca (Programa de Ocupação da Urca), vem prestigiando produções artísticas locais, sem deixar de lado o atendimento a produtores locais independentes que enriquecem a agenda cultural da Urca.
O diretor de Políticas Culturais, Luis Gustavo Dutra, explica que, depois de um rigoroso plano de adaptação, revitalização do teatro com materiais adequados e de diversas intervenções que tiveram o cuidado de preservar todas as características históricas e patrimoniais, o espaço já conta com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Eventos de grande porte que ocupam a Urca devem obter, inclusive, suas autorizações junto ao Corpo de Bombeiros.
O secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura, destaca o empenho dos servidores e a parceira junto à Secretaria de Obras e ao Corpo de Bombeiros para deixar o espaço confortável e, principalmente, seguro para os milhares de usuários que utilizam deste que é o mais conhecido e utilizado espaço cultural da região.
Fonte: PMPC