quinta-feira, 23 de junho de 2016

EDUCAÇÃO: Poços conta com mais uma biblioteca pública

Poços conta com mais uma biblioteca pública
Acervo foi doado pelo governo do estado, por meio de edital

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço inaugurou, na tarde de quarta, 22, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Marcus Vinícius de Moraes, localizada na região leste da cidade onde funcionava o antigo Centro Social Urbano e o Instituto Federal do Sul de Minas. A nova biblioteca pública leva o nome do saudoso Dr. Marcus Vinícius, advogado, poeta e presidente da Academia Poços-Caldense de Letras. Na solenidade de inauguração, houve apresentação musical pelo Conservatório Municipal.

O projeto de instalação da nova biblioteca foi desenvolvido entre as secretarias de Cultura e de Educação e será gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) em conformidade com a lei 9.037/2015 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura e instituiu o Sistema de Bibliotecas Públicas. O projeto atende a indicação 03/2015 da Câmara Municipal de Poços de Caldas e foi contemplado com o edital de Criação de bibliotecas públicas municipais do Governo de Minas Gerais, recebendo investimentos no valor de R$26 mil em acervo com mais de mil itens entre livros de impressão comum, Braille, CD’s, DVD’s e audiolivros. O espaço funcionará das 8h às 18h.

“Todas as vezes que investimos em cultura, vale a pena, seja em parceria com artistas locais, em eventos, seja na reforma do teatro, na instalação da cabine literária, na formação do sistema municipal de cultura, na confecção do Plano Decenal de Cultura. Estamos investindo muito nesta área e hoje, por meio de indicação do vereador Paulo Tadeu, inauguramos mais uma biblioteca pública, desta vez prestigiando os moradores da região leste”, informa o prefeito Eloísio Lourenço.

O secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura destaca a expansão da rede de bibliotecas públicas na região leste da cidade. “Uma região densamente povoada e que, além da biblioteca Dr. Marcus Vinícius, contará com mais uma, no CEU do Jardim Itamaraty possibilitando maior acesso à cultura e à leitura”. Com as novas instalações, o secretário acredita que os indicadores de leitura, pesquisa realizada pela Fundação Biblioteca Nacional, e que estão entre os melhores do país, deverão ter um salto significativo, inclusive em relação ao número de bibliotecas por habitante.

Poços de Caldas passou a contar com quatro bibliotecas públicas, uma biblioteca móvel, uma cabine literária e uma rede em constante expansão mapeando áreas e elaborando projetos para implementação de mais bibliotecas públicas no município.
Prefeito inaugurou a biblioteca da zona leste nesta quarta

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...