quarta-feira, 20 de abril de 2016

VACINAÇÃO: Mais de 4.300 pessoas foram imunizadas contra a gripe no primeiro dia de vacinação em Poços de Caldas

Mais de 4.300 pessoas foram imunizadas contra a gripe no primeiro dia de vacinação em Poços de Caldas

Na UBS Centro, o movimento foi grande na segunda. Idosos e profissionais de saúde estão entre os grupos prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas antecipou a campanha de vacinação contra a gripe no município. A vacinação teve início na segunda-feira (18) e, no primeiro dia, 4.330 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas, em 17 salas de vacina em todas as regiões.

Nesta terça-feira (19), mais 5.150 doses foram disponibilizadas, de acordo com a demanda registrada em cada ponto no primeiro dia. A vacina está disponível para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após parto e idosos, bem como profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade.

Cabe ressaltar que a reposição das doses é feita apenas no período da manhã, por conta da logística de transporte, armazenamento e conservação. Desta forma, nas unidades onde o estoque é utilizado antes do horário previsto de término, a vacinação só volta a ser realizada no dia seguinte. Na quarta-feira (20), mais 4.320 doses serão distribuídas para os postos.

Poços de Caldas optou por antecipar a campanha com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, já que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave começaram a ser notificados mais cedo em todo o país. Nesta primeira fase, estarão disponíveis 40% das doses destinadas a Poços, ou seja, 15 mil doses. O município aguarda o envio do restante das doses, conforme cronograma da Secretaria de Estado de Saúde.

A vacina é trivalente e protege contra dois vírus da Influenza do tipo A (H1N1 e H3N2) e um do tipo B (Linhagem Victoria). Cuidados como lavar as mãos e manter o ambiente ventilado são fundamentais para evitar o contágio. As salas de vacina funcionam das 8h às 16h30, exceto as unidades do Jardim Itamaraty e do Quisisana, que atendem até as 16h.

Salas de Vacina
UBS Centro, Cascatinha, São Jorge, Country Club, Ponto da Cascata, Esperança II, UBS Regional Sul, Kennedy I, São José, Santa Rosália, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, UBS Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...