terça-feira, 1 de março de 2016

DENGUE: Agentes de Poços de Caldas passam por capacitação sobre coleta de larvas do Aedes agypti

Agentes de Poços de Caldas passam por capacitação sobre coleta de larvas do Aedes agypti

Capacitação reuniu cerca de 150 agentes

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS), que passaram a atuar também no combate ao mosquito Aedes aegypti. Aproximadamente 150 agentes participaram da capacitação durante todo o dia, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

O objetivo do treinamento foi capacitar os agentes para a pesquisa entomológica, que abrange a coleta de larvas para medir a concentração do mosquito em áreas urbanas. Os agentes aprenderam os procedimentos de coleta, armazenamento e transporte de larvas. Além disso, eles receberam um treinamento especial sobre o tratamento químico com larvicida.

Para ampliar ainda mais o trabalho de enfrentamento da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura realizou processo seletivo para a contratação de mais três agentes de combate a endemias e 26 agentes comunitários de saúde, já em fase final. Eles passarão por um curso introdutório de formação de 40 horas.

Visitas domiciliares
A equipe da Vigilância Ambiental está realizando o trabalho de inspeção domiciliar também aos domingos, das 8h às 17h. O objetivo é realizar a vistoria nas residências cujos moradores não são encontrados durante a semana.


Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago, é de extrema importância que a população deixe os agentes entrarem nas casas. “Nós sabemos que algumas pessoas têm receio de deixar os agentes entrarem nas casas. Por isso, sempre que necessário, a pessoa pode ligar na Vigilância Ambiental para saber informações e também para fazer reclamações e denúncias”, ressalta. O telefone da Vigilância Ambiental é o 3697-5977.

Graças a esse trabalho integrado, o município ultrapassou a meta de visitas domiciliares estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde. De 4 de janeiro a 13 de fevereiro, foram realizadas 73.667 visitas a imóveis do município, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, terrenos, etc., superando a meta inicial de 69 mil imóveis.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...