sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SIMPÓSIOS: I Simpósio de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar debate terapias em Poços de Caldas

I Simpósio de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar debate terapias em Poços de Caldas

Simpósio será realizado na PUC Minas

O 1º Simpósio de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) prossegue amanhã sábado (20), na PUC Minas, com a participação de profissionais e estudantes de mais de 15 municípios da região.

A abertura foi nesta sexta-feira (19), pela manhã, e contou com a participação do prefeito, Eloísio do Carmo Lourenço, de representantes da PUC-Poços, da Adefip e das secretarias municipais de Educação e Saúde. Também participaram do evento, dirigentes e membros da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas.

Eloísio parabenizou a equipe da Adefip pela realização do evento e disse que a ação mostra a importância do trabalho desenvolvido pela instituição. O prefeito lembrou, ainda, a boa parceria entre a entidade e a administração pública e considerou fundamental a troca de experiências entre os profissionais das várias especialidades e localidades. “Dessa forma, acredito que em alguns anos veremos muitos bons resultados nessa área”.

No programa do simpósio estão algumas novidades em fisioterapia, fonoaudiologia, ciências médicas etc. As palestras são proferidas por especialistas e tratam de temas como: Causas e Consequências das patologias; Trabalho multidisciplinar; Avaliação neurológica; Deficiência e Tecnologia Assistiva; Arte e Deficiência; Disfagia; Uso da Gastrostomia; Inclusão Escolar, Qualidade de vida; etc.
 
Todos os palestrantes são profissionais reconhecidos, com trabalhos e atuação em instituições importantes como a Universidade de São Carlos (Ufscar), USP, Unicamp, PUC-Campinas e Hospital Albert Einstein.

Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no site www.adefip.org.br, ou pelo telefone (35) 3697-3100.

Programa do sábado – 20/02
 
08h – Disfagia. Palestrantes Fonoaudiólogas: Dayana Morais – Responsável pelo setor de fonoaudiologia do Hospital Unimed Poços de Caldas e pelo setor de fonoaudiologia adulto da AACD Poços de Caldas, especialista em Disfagia pelo Hospital AC Camargo. Juliana Bertozzi, Fonoaudióloga especialista em Disfagia.

09h – O uso da gastrostomia. Palestrante: Dr. Gustavo H. M. Mingotti – Especialista em cirurgia do aparelho digestivo

10h – Coffee Break

10h20 – Fonoaudiologia e Qualidade de Vida na Esclerose Lateral Amiotrófica – Palestrante: Lavoisier Leite Neto – Fonoaudiólogo Especialista em voz e em deficiência mental e auditiva. Mestrando em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação

12h às 13h – Almoço

13h30 – Comunicação Suplementar Alternativa. Palestrante: Adriana Peres (Fonoaudióloga especialista em linguagem e comunicação)

14h30 – Trabalho em rede: Instituição, Escola e Família na Inclusão Escolar de crianças com Paralisia Cerebral. Palestrante: Larisse Junqueira M. de Carvalho (Psicopedagoga Mestranda em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação UNICAMP- Coordenadora Pedagógica do Centro de Inclusão Escolar da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas)

15h30 – Coffee Break

16h – Humanização do atendimento à pessoa com deficiência – Palestrante: Patrícia Marques – Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Especialista em cuidados paliativos pelo Instituto Premier na Universidade São Camilo. Aluna do grupo de publicação e escrita da USP. Coordenadora da equipe de cuidados paliativos do Hospital UNIMED – Poços de Caldas.

17h – Estudo de caso: Equipe Multidisciplinar de Saúde e Educação – A interface entre o trabalho e interação – Profissionais da saúde e educação. (Médico Fisiatra, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Pedagogo, Enfermeiro e Assistente Social).

18h – Encerramento e Entrega de Certificados.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...