segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SAÚDE: Prefeitura de Poços de Caldas lança Serviço de Atenção Domiciliar

Prefeitura de Poços de Caldas lança Serviço de Atenção Domiciliar

Lançamento contou com a participação de profissionais da saúde

A Prefeitura lançou, nesta segunda-feira (22) o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa, cujo objetivo é atender pessoas acamadas ou com importante dificuldade de locomoção, que necessitam de internação hospitalar, mas cujos cuidados podem ser oferecidos no domicílio do paciente.

O evento de lançamento foi realizado no Espaço Cultural da Urca e contou com a presença de representantes dos serviços de saúde das redes pública e privada do município e de pacientes e familiares já atendidos pelo SAD.

A médica do programa, Dra. Beatriz Lusvarghi, fez uma apresentação do funcionamento do programa e falou do envolvimento da equipe no trabalho. “O Melhor em Casa trabalha com a desospitalização para liberar leitos em hospitais. Nós conseguimos tratar em casa muita coisa que precisaria ser feita no hospital e isso é muito gratificante para o paciente, para os familiares, para os cuidadores e para a equipe”, explicou.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato, o serviço complementa a Rede de Atenção à Saúde. “Este projeto atende a todas as faixas etárias, uma vez que queremos que as pessoas tenham mais acesso ao serviço hospitalar. Nossa equipe consegue atender até 60 pessoas em casa por mês, o que representa um hospital de 60 leitos. É por isso que dizemos que a sede do SAD, que faz toda a diferença, é a casa dos pacientes que estão cercados pelo carinho das famílias”, destacou.

“Para nós este é um momento muito especial. O Melhor em Casa nos mostra que a reestruturação da saúde, que vem sendo implantada desde o início da nossa gestão, traz resultados que são frutos da competência da gestão dos serviços de saúde no município, dentro do SUS”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. Ele relembrou sua trajetória à frente do Conselho Municipal de Saúde e afirmou que o Serviço de Atenção Domiciliar faz a diferença na qualidade de vida dos pacientes e também de toda a família.

O SAD foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, mas já está em funcionamento em caráter experimental, totalizando 153 pacientes atendidos. A equipe é formada por vários profissionais de saúde que trabalham em conjunto e prestam atendimento na casa das pessoas. Fazem parte da equipe da equipe técnica do SAD: Médico, Enfermeiro, Assistente Social, Técnicos de Enfermagem, Nutricionista, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta, que contam com o apoio de Motoristas e Auxiliar Administrativo.

O programa

Todas as informações sobre o Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa podem ser acessadas no Portal da Prefeitura na Internet, pelo link http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/wp-content/uploads/2016/02/MELHOR-EM-CASA-FOLDER-site.pdf.

Lá, estão detalhados os serviços e procedimentos realizados, a forma de ingresso no serviço, os requisitos necessários e a participação da família no processo. Os pacientes devem procurar os vários serviços de saúde do município, como a UPA, Hospitais e Unidades Básicas, para receber o primeiro atendimento. Se a atenção domiciliar for indicada, o paciente será encaminhado ao SAD e, a partir daí, receberá o tratamento necessário em casa. Todo o material e os medicamentos necessários para o tratamento são fornecidos pela Prefeitura. A equipe de atendimento tem os equipamentos básicos para examinar e tratar o paciente.

Mais informações podem ser obtidas também na sede do programa, que funciona na Policlínica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira ou pelo telefone 3697-5378.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...