terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ENERGIA: Horário de verão acaba no próximo domingo

Horário de verão acaba no próximo domingo

DMED avalia como positivo período do horário de verão em Poços de Caldas

O horário de verão que teve início à meia-noite do dia 18 de outubro de 2015 se encerra no próximo dia 21 de fevereiro de 2016.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o principal objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo de energia elétrica no horário entre 18 e 21 horas. Dessa forma, consegue-se um menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição, reduzindo o risco de não atender à população no horário de ponta. Assim, a redução dos picos máximos horários de demanda por energia proporciona uma utilização mais uniforme da energia elétrica durante o dia, caracterizando como uma medida de eficiência energética.

Durante esse período, Poços de Caldas obteve uma redução de 4,6% de carga máxima semanal, valor este que corresponde a 3.300 kW no horário de ponta em um dia, ou seja, a potência necessária para o abastecimento de aproximadamente 4.000 residências neste período e 0,5% na redução de consumo de energia média semanal, dados muito próximos dos anos anteriores.

“A DMED avalia positivamente o horário de verão na cidade. Houve redução da carga máxima implicando assim, na redução das perdas na distribuição de energia elétrica”, avalia o Diretor Técnico da DME Distribuição, Marco César Castro de Oliveira. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...