Mais nove empresas recebem áreas para implantação no município de Poços de Caldas
![]() |
Obras da nova planta da Danone estão bastante adiantadas
|
A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, no final do ano passado, doação de área para a implantação de mais nove empresas no município. Frooty, Noronha e Ferrari, Sudeste Móveis, WM Inox e Groovy receberam áreas no Distrito Industrial. Já Udder Farmacêutica, WT Serviços e Animal Premium irão se instalar no Mini DI, além da Coopergore, que terá área específica.
Com isso, o município totaliza 31 doações aprovadas no período de 2013 a 2015, para implantação e ampliação de empresas. Os investimentos industriais devem chegar a R$ 600 milhões neste ano, considerando também as ampliações das empresas Danone e Ferrero do Brasil.
“Apesar do delicado momento econômico, Poços de Caldas pode fazer um balanço positivo do ano de 2015, no que diz respeito ao fomento à indústria. Depois de 18 anos, inauguramos uma nova multinacional no município, consolidando, enfim, nosso Distrito Industrial. A nossa gestão entende que, assim como as atividades de turismo, comércio e prestação de serviços, a atividade industrial também deve receber incentivos para compor um quadro de crescimento sustentável em todos os setores, em benefício da cidade, gerando emprego e renda”, avalia o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
O Distrito Industrial de Poços de Caldas já recebeu aproximadamente R$ 9 milhões em obras de infraestrutura, além de ações importantes de regularização ambiental e de registros, em um esforço conjunto da Prefeitura e do Governo do Estado. A Lei 8.602/09 também foi alterada para modernizar a política de incentivo à instalação de novas empresas no município.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, os investimentos públicos se somam aos recursos privados investidos no Distrito, no Mini Distrito e também em outras plantas. “O município busca demonstrar para o setor privado que há o interesse em receber novas empresas, oferecendo incentivos materiais e fiscais, local adequado e infraestrutura executada de maneira planejada. A efetivação do Distrito e a inauguração da Thyssenkrup em 2015, primeira multinacional inaugurada no município desde 1997, demonstram que este formato de política pública tem trazido resultados positivos. Esperamos dar continuidade a esse trabalho também neste ano”, ressalta Reis.
Diversas empresas estão com obras bastante adiantadas, além das unidades já em funcionamento. No Mini Distrito, a Usipoços iniciou recentemente a construção da unidade e as obras do Laticínio Leitsul prosseguem. Já no DI, Sul Minas Fios e Cabos e Stockfarma, por exemplo, também estão em obras, além de outras unidades.
Fonte: PMPC