sábado, 9 de janeiro de 2016

MÚSICA: Festival Música nas Montanhas tem início neste domingo em Poços de Caldas

Festival Música nas Montanhas tem início neste domingo em Poços de Caldas
Orquestra Versatilis e Toninho Ferragutti são a atração do concerto de abertura do evento

Em sua 17ª edição, o Festival Música nas Montanhas (FMM) coloca Minas Gerais no centro da agenda cultural brasileira, com início neste domingo (10), na cidade de Poços de Caldas (MG). Evidenciando a música erudita através de uma programação de concertos gratuitos e oficinas de todos os instrumentos orquestrais e canto, o evento é um dos mais relevantes da América Latina e está na lista dos principais encontros de música clássica do país.

Cerca de 40 concertos integram uma programação de alto nível, apresentando nomes consagrados no Brasil e exterior. A expectativa é que, para o concerto de abertura, mais de 600 pessoas lotem o Teatro da Urca. O espaço é palco de espetáculo da Orquestra Versatilis, que traz como solista o aclamado acordeonista Toninho Terragutti. O evento tem início às 20h30. Para evitar a falta de lugares, a diretoria do Festival pede a chegada do público com antecedência.

O evento segue até 23 de janeiro, transformando por completo o panorama da estância hidromineral de Poços de Caldas, que recebe músicos vindos das mais diversas regiões do Brasil e de países como Estados Unidos, França. Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, entre outros, de onde estudantes de música partem em busca de aperfeiçoamento e da oportunidade de execução de programas musicais relevantes, dentro do repertório para orquestras.

Por sua qualidade e caráter de disseminação da música clássica a todos os públicos, o Festival vem sendo considerado uma referência nacional e utilizado como modelo para a realização de eventos do gênero em todo o País. A direção artística é assinada pelo maestro Jean Reis, a administrativa fica a cargo de Raquel Mantovani.

De acordo com Raquel, tanto para estudantes quanto parra o público que aprecia música, o FMM já se consolidou como um dos principais eventos da agenda cultural do país durante o verão.

“Um público de milhares de pessoas é sempre aguardado. Salas de concerto repletas, alunos que retornam ano a ano e crescem com a programação do evento e um apoio integral da população de Poços, bem como do poder público e privado, além de turistas nos reflete motivos de sobra para celebração e a crença de que o evento mantém-se no caminho certo, investindo em qualidade e na possibilidade de oferecer o acesso de todos à música erudita”, avalia.

O Festival apresenta concertos noturnos, de 10 a 22 de janeiro, no Teatro da Urca, sempre às 20h30 e, no dia 23, o grande concerto de encerramento no Palace Casino, com início no mesmo horário. O evento conta com parceria com o Grupo Cioffi, através da TV Plan, que exibe com exclusividade o concerto de abertura ao vivo, pelo canal 51.1 em HD e pelo canal 47.

Toninho Ferraguti e Orquestra Versatilis abrem FMM

Neste domingo (10), o Festival Música nas Montanhas abre sua agenda de concertos com espetáculo que promete lotar o Teatro Municipal da Urca. Sob regência do maestro Jean Reis, a Orquestra Versatilis traz como convidado o consagrado acordeonista Toninho Ferragutti, em apresentação às 20h30, no Teatro Municipal da Urca, com entrada gratuita. O programa traz obras de Pyotr IlyichTchaikovsky e Toninho Ferragutti, evidenciando arranjos para Orquestra de Cordas e acordeon.

Programação
Além dos concertos noturnos, integram a programação geral do evento outras quatro séries de concertos: Casa da Cultura e Museu, Concertos Acadêmicos e Concertos Comunitários, sendo estes últimos destinados a palcos inusitados. Assim, asilos, igrejas, hospitais e outros locais diferenciados recebem professores e alunos do Festival, que através de uma iniciativa solidária, levam música a quem não pode estar presente nas salas de concerto.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como patrocinadores os grupos DME, Curimbaba e Icasa. A programação completa da 17ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...