terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Festival Música nas Montanhas 2016: Festival inicia Série de Concertos Comunitários

Festival Música nas Montanhas inicia Série de Concertos Comunitários em Poços
À noite, o espetáculo fica por conta do Jive for Five

Além de uma grade de 36 concertos gratuitos e de contribuir para a formação de profissionais especializados em música erudita e instrumental vindos de toda parte do Brasil e exterior, o 17º Festival Música nas Montanhas (FMM), em Poços de Caldas (MG), visa expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências.

Alunos e artistas convidados mostram sua arte em quatro séries diferenciadas de concertos: série Noturna, Casa da Cultura e Museu, Acadêmicos e a de Concertos Comunitários. Esta última tem apresentado uma proposta de descentralização e contrapartida social audaciosa. Hospitais, zona rural, asilos, praças e uma leva de lugares diferenciados tornam-se palco de apresentações marcadas pela emoção do público, que, em circunstâncias especiais, não poderia ou não tem por hábito deslocar-se até as salas de concerto.

Hospital Santa Lúcia recebe, à tarde, duo de violinos.

Em um espetáculo diferenciado e sempre marcado pela emoção do público, nesta quarta-feira (13), o Hospital Santa Lúcia recebe a programação do Festival, com apresentação especial de um duo de violinos. Assim, pacientes acamados e mesmo seus familiares, recebem um programa que mescla música instrumental à popular. A visita repercute em relatos constantes de diminuição de analgésicos e melhora no quadro emocional dos pacientes. A apresentação acontece às 15h. À noite, o espetáculo fica por conta do quinteto de metais Jive for Five, com espetáculo às 20h30, no Teatro da Urca.

JIVE FOR FIVE

Formado pelos músicos Juliano Marques Barreto, (trompete), Gabriel Nunes Angeli (trompete), Thiago Martins Rodrigues (trompa), Rafael Amaral (trombone) e Luiz Ricardo Serralheiro (tuba), o grupo apresenta um repertório que evidencia obras de John Newton (1725-1807), Georges Bizet (1838-1875), Mozart (1756-1791), Paul A.Nagle (1947) e do brasileiro Ary Barroso (1903-1964). O quinteto traz como convidado especial o percussionista Tom Zé Bortoloto.

PROGRAMAÇÃO FMM

Desde seu concerto de abertura, no último domingo (10), O Festival Música nas Montanhas tem batido recordes de público, a cada apresentação. A de segunda-feira (11) foi marcada pela versatilidade do grupo Quintal Brasileiro. Com um repertório repleto de brasilidade, os músicos levantaram aplausos acalorados da plateia que esteve presente no Teatro Municipal da Urca. Na terça, a voz aclamada da mezzo-soprano Angela Diel marca a programação. Para o espetáculo desta quarta-feira (13), a expectativa é que o Teatro fique pequeno para a qualidade musical apresentada e o público presente.

O FMM é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como patrocinadores os grupos DME, Curimbaba e Icasa. A programação completa da 17ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival Música das Montanhas
Foto: Sabrina Duluoz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...