terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FESTIVAIS: FMM de Poços de Caldas aguarda cerca de 6 mil pessoas esta semana

FMM de Poços de Caldas aguarda cerca de 6 mil pessoas esta semana

A série de concertos noturnos apresenta o consagrado Ensemble SP que traz, como convidado, o clarinetista Luís Afonso Montanha

A 17ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM), de Poços de Caldas (MG), teve início em 10 de janeiro e segue até o próximo sábado (23). Com uma agenda de 36 concertos gratuitos e oficinas de todos os instrumentos orquestrais, regência e canto, o evento – reconhecido como um dos mais importantes do gênero no país – aguarda um público de pelo menos 6 mil pessoas para os 15 concertos programados até o encerramento. Contando com uma plateia calorosa em cada apresentação, a expectativa para esta terça-feira (19) não é diferente. A série de concertos noturnos apresenta o consagrado Ensemble SP que traz, como convidado, o clarinetista Luís Afonso Montanha. A apresentação, que promete arrebatar o público presente no Teatro Municipal da Urca, acontece às 20h30 e tem entrada gratuita.

Núcleo de música de câmara formado por músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional, o Ensemble tem se apresentado com enorme sucesso de público e crítica nas salas de concerto. Seu repertório abrange obras do período pré-clássico até os dias de hoje, incluindo estreias mundiais, o que permite a realização de concertos com parceiros como Nicolau Figueiredo, Ricardo Castro, Daniel Binelli, Antonio Carlos Carrasqueira, André Mehmari, Nelson Ayres, Nailor Proveta e Richard Young.

Formado por Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), o quarteto tem como diferencial a apresentação de concertos comentados, que permitem ao público uma maior compreensão e identificação com as obras executadas.
Seus integrantes são premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, sendo detentores dos prêmios APCA e Carlos Gomes, na área de música de câmara.

BETINA STEGMANN – violino
Diplomada pela Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, aperfeiçoou-se em Tel-Aviv, Israel. Atuou como recitalista e solista na América Latina, Estados Unidos e Europa e gravou para as emissoras WDR (Alemanha) e RAI (Itália). Foi integrante do Quinteto D’Elas e é spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, professora de violino na Faculdade Cantareira e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

NELSON RIOS – violino
Bacharel pela Faculdade Mozarteum, freqüentou a Carnegie Mellon University, em Pittsburgh (EUA) com bolsa Vitae. Foi fundador do Quinteto Ravel (atual Quinteto da Paraíba) e integrou as orquestras Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau e Jazz Sinfônica, entre outras. É membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e Sinfônica da USP e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

MARCELO JAFFÉ – viola
Premiado aos 14 anos em concurso nacional da Universidade de Brasília, aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos EUA. Foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. É professor de viola na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, apresentador da Rádio e TV Cultura e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

ROBERT SUETHOLZ – violoncelo
Nascido em Milwaukee, EUA, obteve mestrado pela Universidade de Northwestern, em Chicago  e Doutorado em Música pela USP, em 2011. Foi spalla dos violoncelos da Israel Sinfonietta e, no Brasil, das orquestras sinfônicas da USP, do Estado de São Paulo e da Sinfonia Cultura. É professor de violoncelo no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

LUÍS AFONSO MONTANHA – clarinete
É primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e integra, como clarinetista e claronista, os grupos: Quinteto de Clarinetes “Sujeito a Guincho”, “Duo Herr- Montanha”, “Duo Clarones”, Quarteto “Tetralogia”, Quarteto de Clarinetes ClarinETC” , o “Trio de Palhetas Opus Brasil” e o Grupo “QuartaD”.

Desde 1992 é professor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduou-se pela UNESP em 1991 e, em 1995 e 1996, realizou o curso de aperfeiçoamento profissional em clarinete e clarone, obtendo a nota mais alta pelo Conservatório de Roterdam (Holanda) e o prêmio de melhor aluno do biênio.

É detentor dos prêmios: Jovens Instrumentistas do Brasil, Jovens Solistas da OSESP, Jovens Solistas da OSPA, Prêmio Eldorado de Música, Prêmio ESSO de Música e Prêmio Sharp de Música (1997). Montanha é professor convidado em Festivais bem como tem grande atuação como solista e camerista, apresentando-se no Brasil, Europa e Estados Unidos. Destaca-se em importantes estreias do repertório do século XX para clarinete e clarone e é Doutor em Música pela UNICAMP e artista apoiado pela Selmer- Paris.

Programação FMM

Até o próximo sábado (23), a programação do Festival apresenta uma agenda com horários e espaços alternativos, seguindo três séries diferenciadas de concertos: A Noturna, apresentando grandes nomes da cena nacional e internacional; a série Casa da Cultura e Museu e a de Concertos Comunitários. Assim, não apenas teatros e salas de concertos recebem música erudita, mas também asilos, zona rural, hospitais, mercado municipal e outros espaços são visitados pela agenda. Além destas apresentações, até sexta-feira (22), concertos acadêmicos diários ocorrerão sempre às 18h, no Teatro da Urca. Para o  encerramento, a 17ª edição do Música nas Montanhas preparou um espetáculo especial com a Orquestra Sinfônica do Festival e o pianista Guigla Katsarava, sob a regência do maestro Jean Reis, no Palace Casino, às 20h30.

O Festival Música nas Montanhas é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Ministério da Cultura – através da Lei Rouanet – e do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como patrocinadores os grupos DME, Curimbaba e Icasa.  A programação completa da 17ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...