Operação Volta às Aulas já está em andamento em Poços de Caldas
![]() |
Medida visa fiscalizar regularidade de transportes escolares no município
|
A Secretaria de Defesa Social está fiscalizando e multando vans que irregulares no município. Juntamente com o Detran, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, os agentes estão desenvolvendo uma ação em ruas próximas às instituições de ensino e conferindo a situação dos veículos que realizam o transporte de alunos, tanto em escolas, quanto nas universidades.
A fiscalização faz parte da operação “Volta às Aulas”, realizada desde o começo de janeiro pela secretaria. O primeiro passo foi a vistoria de vans e autorização para a realização do transporte daquelas que se encontravam e condições ideais. A vistoria é semestral. Dos 277 veículos que realizavam o serviço no último semestre, apenas 60 estavam autorizados a continuar a atividade.
Segundo a coordenadora do setor de Educação no Trânsito da secretaria, Sandra Matos, o objetivo é “assegurar que o transporte seja feito de maneira regular, segura e dentro das normas de trânsito e circulação”. Os motoristas que estiverem fazendo o transporte sem a autorização estão sujeitos à punições como multas, apreensão do veículo e até suspensão da CNH, caso a irregularidade seja mais grave. Motoristas que ainda não regularizaram as vans devem ir à sede da Secretaria de Defesa Social, que fica na rua Paraíba, 21, centro. Lá, receberão todas as orientações para o cadastro.
Como as aulas ainda não voltaram em grande parte das escolas, a demanda de fiscalização está pequena. A relação das vans que já foram autorizadas também pode ser encontrada no site da Prefeitura, no link: http://goo.gl/DXlhTd
Ao contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem exigir o documento que que comprova a autorização para circulação do veículo e ficarem atentos à data de validade. Além da fiscalização, a operação contará também com uma programação educativa de trânsito no contexto do “Programa Trânsito Seguro Poços de Caldas Cuidando de Você”. Palestras e outras ações serão realizadas.
Fonte: PMPC