quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CHUVA: Após fortes chuvas, Prefeitura de Poços de Caldas prossegue trabalho de limpeza e diminuição de danos

Após fortes chuvas, Prefeitura de Poços de Caldas prossegue trabalho de limpeza e diminuição de danos
Equipe realiza limpeza na rua Junqueiras, uma das mais atingidas pelas chuvas

Durante toda a madrugada, as equipes da Prefeitura prosseguem no trabalho de limpeza dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas que afetaram a cidade na noite da última terça-feira (19). Os serviços de retirada de lixo e entulho e lavagem estão sendo feitos nas ruas Rio de Janeiro, São Paulo, Junqueiras e Prefeito Chagas, além da praça Pedro Sanches, entre outras.

A Prefeitura informa que não será possível, neste momento, realizar a lavagem da rua Assis Figueiredo, por orientação da DME Distribuição. O local precisa estar seco para que o fornecimento de energia seja restabelecido sem riscos.

Logo após o temporal, a Prefeitura e os órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, tomaram todas as providências necessárias em relação aos problemas causados pela forte chuva desta noite. Equipes de diversas secretarias municipais, como Defesa Social (Defesa Civil), Serviços Públicos, Promoção Social e Saúde, além do DMAE e DME trabalham, desde o primeiro momento, para restabelecer a normalidade.

Os prejuízos materiais são grandes, com diversos carros encobertos, garagens alagadas e imóveis inundados na região central. Houve alagamento também no Jardim Kennedy, na zona sul, onde aproximadamente 40 imóveis foram atingidos pela água, mas não há registros de desabrigados. No bairro, a situação foi normalizada. Três famílias ficaram desalojadas, mas preferiram ir para casa de familiares. A Defesa Civil disponibilizou abrigo para possíveis vítimas, mas, até o momento, a utilização não foi necessária.

Ainda na zona sul, uma ala do Hospital Santa Lúcia foi tomada pela água, mas a situação foi rapidamente normalizada, com auxílio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão em estado de alerta, mas apenas uma ocorrência relacionada às chuvas foi registrada. Duas pessoas do bairro São José deram entrada na UPA, com ferimentos leves, sendo prontamente atendidas.

Toda a equipe da Prefeitura foi mobilizada, com base no prédio central. Ocorrências podem ser registradas na Defesa Civil, pelo telefone 199.

Chuvas
Informações iniciais dão conta de um volume de chuva superior a 150 mm em aproximadamente 2 horas. A média de chuvas anual na cidade é de 1.745 mm, o que representa 145 mm por mês. Assim, a partir de análise preliminar, baseada em dados da medição pluviométrica do DMAE, choveu, na noite da última terça-feira, o equivalente ao volume de chuva de um mês. Cabe ressaltar que informações técnicas serão confirmadas oportunamente.

As ações agora visam ao restabelecimento da normalidade, com o objetivo de minimizar os danos. As equipes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar continuam o trabalho em diversos pontos da cidade.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...