terça-feira, 26 de janeiro de 2016

AGRICULTURA: Produtores de Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas espera obter a Indicação Geográfica (IG)

Produtores de Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas espera obter a Indicação Geográfica (IG) 
Associação dos Produtores de Cafés Especiais está se estruturando para entrar com o processo de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas espera obter a Indicação Geográfica (IG) para reforçar a qualidade dos cafés produzidos em solos vulcânicos. Desde 2012, com o apoio da Prefeitura, ela está se estruturando para entrar formalmente com o processo de registro da IG junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

“Nesses últimos anos tivemos muitas conquistas, com o fortalecimento da associação, aprovação da marca, realização do levantamento da qualidade, criação de um site para divulgação dos cafés, busca de parcerias, e o principal, que é a comercialização de cafés através de um sistema de rastreabilidade criado e implementado pela associação”, destaca o presidente da associação, Marco Antônio Lobo Sanches.

A associação espera ter toda a documentação necessária para encaminhar o processo ao Inpi. “Faltam os levantamentos histórico e geológico. O primeiro deve ficar pronto até abril. Já o segundo está sendo finalizado em parceria com o IF Sul de Minas”, informa o coordenador de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Ferreira.

Para o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Reis, a obtenção da Indicação Geográfica será um marco importante para a agregação de valor aos cafés produzidos no município e na região. “Ter a região organizada em uma instituição que busca a promoção do nosso principal produto agropecuário, com certeza, é algo que precisava acontecer. Essa união de forças vai possibilitar ganhos significativos para toda a cadeia produtiva do café, assim como acontece com produtos como o vinho no Vale dos Vinhedos e a Cachaça de Paraty, temos os Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas”, avalia.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...