sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CESSÃO: Prefeitura de Poços de Caldas assume linha férrea

Prefeitura de Poços de Caldas assume linha férrea

Objetivo é a reativação do trem turístico no município

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço assinou, nesta semana, em Brasília, termo de cessão de uso gratuito referente ao trecho da linha férrea compreendido entre a antiga Estação Ferroviária de Poços de Caldas e a Estação Ferroviária de Bauxita. Pelo documento, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cede oficialmente a linha férrea para a gestão do município.

O contrato tem vigência de 20 anos, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos. Agora, a Prefeitura está autorizada a realizar obras de benfeitoria, com o objetivo de implementar o projeto do sistema viário e para a execução das urbanizações necessárias.

Desde o início da administração, o município busca recursos para viabilizar a reativação do trem turístico em Poços de Caldas. “Primeiramente, o Secretário de Governo de Minas, Odair Cunha, entendeu a necessidade do projeto e o encaminhou para o governador Fernando Pimentel, que anunciou, durante o Fórum Regional de Governo – Território Sul, em Pouso Alegre, a destinação de recursos para a implantação do trem turístico. Agora, o projeto foi entregue à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e está sob avaliação da Codemig”, destaca o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Para Eloísio, o projeto de reativação do trem é de grande relevância para o fomento do turismo no município e vai contribuir também para o resgate da memória e da preservação do patrimônio histórico. “Agora, com o termo de cessão da área ao município, damos mais um passo importante para a concretização”, completa.

O município já contratou estudo de viabilidade técnica. Pelo projeto, a estrada férrea terá nove quilômetros de extensão, da Estação Mogyana até a Estação Bauxita.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...