quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ALIMENTOS: Banco de Alimentos de Poços de Caldas comemora 230 toneladas de alimentos distribuídos

Banco de Alimentos de Poços de Caldas comemora 230 toneladas de alimentos distribuídos


Café contou com a participação de todos envolvidos na Política de Segurança Alimentar do município

Na manhã desta quarta-feira (16), a Prefeitura realizou um café da manhã no Banco de Alimentos de Poços de Caldas, para a confraternização de todos os atores envolvidos na Política de Segurança Alimentar do município. O evento, que reuniu parceiros, doadores, fornecedores e unidades recebedoras, celebrou também a marca de 230 toneladas de alimentos distribuídos.

Os alimentos recebidos em doação e adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são distribuídos a 38 unidades recebedoras, ou seja, entidades da rede socioassistencial que atendem de crianças a idosos e também três hospitais. Apenas no período de 1º de julho a 30 de novembro, foram mais de 100 toneladas. “Esse montante equivale a R$ 280 mil. Sem as doações, as entidades teriam que arrecadar esse valor, o que demonstra a relevância do Banco de Alimentos para a cidade”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Ele destacou que se trata de uma política pública de segurança alimentar, garantida em lei e com toda estrutura de funcionamento. A lei que cria a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi sancionada pelo prefeito, objetivando principalmente a garantia de alimentação saudável a pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou insegurança alimentar, além de garantir o apoio aos agricultores familiares, fortalecendo as ações e gerando emprego e renda.

O principal objetivo do Banco de Alimentos é apoiar a captação e a distribuição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, bem como estimular o melhor aproveitamento e a redução do desperdício de alimentos, buscando promover a circulação e o abastecimento alimentar, garantindo o direito à alimentação adequada e o fomento à organização de sistemas públicos agro-alimentares locais.

O Banco de Alimentos de Poços de Caldas realiza o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados e/ou públicos e que são direcionados a entidades ou equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

A presidente da Associação Católica Divinos Corações, Claudete Corrêa Machado, garantiu que os alimentos recebidos pela entidade são de primeira qualidade. Ela agradeceu a todos os parceiros, em especial ao prefeito e à secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues, pela implantação do serviço do Banco de Alimentos.

Curso
Além das ações de captação e a distribuição de gêneros alimentícios, foram entregues também, os certificados de conclusão do Curso para Manipuladores de Alimentos, ministrado na cozinha experimental/sala de capacitações do Banco de Alimentos, do qual participaram representantes de todas as unidades recebedoras.


A capacitação foi ministrada pela nutricionista do Banco de Alimentos e teve por principal objetivo a quebra de paradigmas dos manipuladores de alimentos das instituições, bem como noções de higiene pessoal, organização de estoque, técnicas de branqueamento e congelamento de alimentos.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...