quinta-feira, 12 de novembro de 2015

FESTIVAIS: Festival da Cultura Hip Hop de Poços acontece no próximo sábado

Festival da Cultura Hip Hop de Poços acontece no próximo sábado

Prefeito se reuniu com os organizadores para definir os detalhes do evento

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço recebeu, nesta terça-feira (10), no gabinete, os organizadores do 1º Festival de Hip Hop de Poços de Caldas, que será realizado em três datas diferentes, nos meses de novembro e dezembro. O primeiro dia do evento já está marcado para o próximo sábado (14), a partir das 14h, na Pista de Skate do Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira.
Também participaram do encontro, que definiu os últimos detalhes do Festival, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Cultura, João Alexandre Moura, e o diretor de Políticas Culturais, Luís Gustavo Dutra. O evento tem apoio da Prefeitura de Poços de Caldas.

A primeira edição do Festival, que também acontecerá nos dias 28/11, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Itamaraty, e 12/12, na Praça Pedro Sanches, tem como objetivo divulgar o movimento Hip Hop, que abrange as linguagens artísticas de música (RAP), dança (break), artes plásticas (grafite) e conhecimento. “A intenção é valorizar uma cultura transformadora que merece todo respeito e atenção da sociedade, pois é uma das que mais se preocupa com as pessoas e com o mundo em que vivemos”, disse Mb2 Bebeto, do Grupo de Rap Uclanos e um dos organizadores do evento.

Segundo ele, na cidade existem diversos grupos, projetos e artistas que desenvolvem a cultura Hip Hop em praças, escolas e centros culturais. “O apoio da Prefeitura está abrindo portas e vai nos ajudar a divulgar nossa cultura. A intenção é trazer novos adeptos, quebrar paradigmas e fortalecer nossa cultura”, completa.

O prefeito Eloísio, que recentemente assistiu a vários espetáculos de Hip Hop realizados na cidade, está bastante interessado na disseminação da cultura no município. “Fiquei muito encantado e tive a ideia de me reunir com lideranças para organizar este festival, para mostrar a importância do Hip Hop na sociedade”, disse.

Para o prefeito, é fundamental dar visibilidade a uma cultura que, através da arte, busca a construção de uma sociedade mais justa, humanitária e livre de preconceitos. “Antes de julgar, é preciso conhecer. Por isso, acredito que este evento será muito importante para que as pessoas tenham informação e tenham interesse em aderir ou apoiar o movimento”, destaca.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, vai oferecer transporte local e alimentação aos artistas participantes, além de estrutura de som, iluminação, piso para dança e materiais para a criação de grafites.
 
Hip Hop

É uma cultura artística que começou na década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. A tradução literal desta expressão é “balançar os quadris”. O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...