Festival da Cultura Hip Hop de Poços acontece no próximo sábado
![]() |
Prefeito se reuniu com os organizadores para definir os detalhes do evento |
Também participaram do encontro, que definiu os últimos detalhes do Festival, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Cultura, João Alexandre Moura, e o diretor de Políticas Culturais, Luís Gustavo Dutra. O evento tem apoio da Prefeitura de Poços de Caldas.
A primeira edição do Festival, que também acontecerá nos dias 28/11, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Itamaraty, e 12/12, na Praça Pedro Sanches, tem como objetivo divulgar o movimento Hip Hop, que abrange as linguagens artísticas de música (RAP), dança (break), artes plásticas (grafite) e conhecimento. “A intenção é valorizar uma cultura transformadora que merece todo respeito e atenção da sociedade, pois é uma das que mais se preocupa com as pessoas e com o mundo em que vivemos”, disse Mb2 Bebeto, do Grupo de Rap Uclanos e um dos organizadores do evento.
Segundo ele, na cidade existem diversos grupos, projetos e artistas que desenvolvem a cultura Hip Hop em praças, escolas e centros culturais. “O apoio da Prefeitura está abrindo portas e vai nos ajudar a divulgar nossa cultura. A intenção é trazer novos adeptos, quebrar paradigmas e fortalecer nossa cultura”, completa.
O prefeito Eloísio, que recentemente assistiu a vários espetáculos de Hip Hop realizados na cidade, está bastante interessado na disseminação da cultura no município. “Fiquei muito encantado e tive a ideia de me reunir com lideranças para organizar este festival, para mostrar a importância do Hip Hop na sociedade”, disse.
Para o prefeito, é fundamental dar visibilidade a uma cultura que, através da arte, busca a construção de uma sociedade mais justa, humanitária e livre de preconceitos. “Antes de julgar, é preciso conhecer. Por isso, acredito que este evento será muito importante para que as pessoas tenham informação e tenham interesse em aderir ou apoiar o movimento”, destaca.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, vai oferecer transporte local e alimentação aos artistas participantes, além de estrutura de som, iluminação, piso para dança e materiais para a criação de grafites.
Hip Hop
É uma cultura artística que começou na década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. A tradução literal desta expressão é “balançar os quadris”. O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite.
Fonte: PMPC