terça-feira, 6 de outubro de 2015

OBRAS: Obra resolve definitivamente problema de drenagem no Dom Bosco em Poços de Caldas

Obra resolve definitivamente problema de drenagem no Dom Bosco em Poços de Caldas

Prefeito acompanha obras no Dom Bosco

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço esteve na zona leste, na tarde desta terça-feira (6), para acompanhar as obras de canalização da rua Dom Bosco. A obra é fundamental para o sistema de drenagem do município e conta com investimentos de mais de R$ 900 mil.

Acompanhado pelo vice-prefeito Nizar El-Khatib, Eloísio pôde ver de perto a grandiosidade do trabalho, a cargo da Construtora Etapa e executado por meio de convênio com o Governo do Estado. “Depois de muito trabalho para viabilizar as obras de drenagem e canalização da rua Dom Bosco, é importante também acompanhar a execução, principalmente junto com os técnicos da nossa Secretaria de Obras e da empreiteira. Este problema trouxe uma preocupação muito grande aos moradores aqui da região. Batalhamos para buscar recursos junto ao governo do Estado e, agora, viemos avaliar o que está sendo feito e também conversar com os moradores”, ressaltou o prefeito.

Eloísio destacou que tudo está sendo feito da melhor forma, para resolver o problema de maneira definitiva. “Os moradores podem ficar tranquilos porque não terão mais problemas daqui para frente”, afirmou. Em fevereiro deste ano, um buraco de grandes proporções foi aberto pelas chuvas nas proximidades da Praça Ayrton Senna, quando parte do muro e uma quadra cederam.

Agora, uma nova tubulação de concreto armado, compatível com a vazão de escoamento do local, está sendo construída. Será feita também a recomposição do aterro até o nível da via pública. A atual tubulação metálica será substituída, com a recomposição de aproximadamente 100 metros de tubulação.

“Primeiramente, a nossa preocupação foi eliminar o perigo e realizar a drenagem, para deixar o local em condições de uso. A obra está fluindo muito bem”, informou o secretário de Projetos e Obras Públicas, Aldo Foltz Hanser. O prazo previsto de execução é de 90 dias.

Academia
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou que a comunidade reivindica a implantação de uma academia ao ar livre no local onde havia a quadra. “Estamos analisando a solicitação dos moradores para instalar uma academia que irá compor uma área de convívio, esportes e lazer”, anunciou.

Também participaram da visita, o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, e o adjunto de Projetos e Obras Públicas, Carlos Lúcio. Pela Construtora Etapa, participaram o engenheiro Alexandre Cagnani, o encarregado civil Antônio Camilo, o encarregado de terraplanagem, José Antônio Jesuíno, o topógrafo Leonardo Lino e o técnico de segurança, Saulo Saturnino

Histórico
Há mais de 40 anos, um córrego foi canalizado na rua Dom Bosco. Na época, a solução indicada era a execução de drenagem pluvial com tubo Armco. Este tipo de canalização, quando utilizado em perímetro urbano, está sujeito à ação de águas agressivas, com presença de esgoto doméstico, reduzindo bruscamente sua vida útil, causando oxidação, o que contribui para o colapso da estrutura, que perdeu a resistência e se rompeu, ocasionando a erosão. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...