sexta-feira, 9 de outubro de 2015

INDÚSTRIAS: Empresários locais conhecem Distrito Industrial de Poços de Caldas

Empresários locais conhecem Distrito Industrial de Poços de Caldas

Parte da comitiva em frente às instalações da ThyssenKrupp

Uma comitiva formada por empresários, representantes da Associação Comercial e Industrial (Acia), prefeito, vice-prefeito, vereadores, diretores de autarquia e empresas públicas e secretários municipais esteve, na manhã desta sexta-feira (9), no Distrito Industrial de Poços de Caldas. A visita teve por objetivo apresentar aos convidados o andamento das obras de implantação de diversas empresas que assinaram protocolo de intenções com o município.

Os convidados passaram pelas ruas do DI, onde puderam verificar as obras de infraestrutura já executadas. Foram investidos R$ 8 milhões, com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado, nas obras estruturantes do local, como abertura de ruas, asfaltamento, sarjeta e meio-fio, além das intervenções das redes de água, esgotamento sanitário e energia. “O Distrito Industrial de Poços deu um salto a partir das obras de infraestrutura. É fundamental que a cidade conheça o local e veja as obras em andamento, com empresas já em pleno funcionamento, principalmente neste momento econômico delicado pelo qual o país passa. Daí a importância de visitas como esta”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

A primeira parada foi realizada na nova planta da Danone no município, onde as obras prosseguem em ritmo acelerado. O novo empreendimento da multinacional tem investimentos de R$ 120 milhões, com a previsão de geração de 100 novos empregos diretos. “A Danone acelerou o cronograma de obras e a unidade será concluída antes do previsto”, destacou Eloísio.

A comitiva passou por diversas empresas em instalação ou já em atividade e pôde conhecer de perto o funcionamento da empresa de logística T&AG. Recepcionados pelo diretor da empresa, Ricardo Guerra, os cerca de 40 convidados acompanharam o passo-a-passo do funcionamento da T&AG, que está instalada em uma área de 20.000 m², com edificação de aproximadamente 4.000 m². A companhia atua no segmento de transporte e logística, atendendo empresas instaladas no próprio Distrito Industrial, além de outras indústrias.

O grupo também passou pelas instalações da multinacional alemã ThyssenKrupp, fabricante de componentes automobilísticos, que deve ser inaugurada em breve. Segundo o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a solenidade de inauguração deve contar com a presença do governador Fernando Pimentel. O prefeito aproveitou para ressaltar que, além da implantação de empresas de fora do município, os empreendedores locais também são beneficiados com a doação de áreas e incentivos para instalação no DI.

Entre os empresários presentes à visita estavam Antônio Carlos Molinari, Emerci Togni e Sérgio Krizanski, além do assessor da Associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas, José Paulo de Oliveira.

Investimentos
Desde 2013, a administração municipal vem trabalhando no sentido de efetivar o Distrito Industrial do município. Para isso, foi necessária a regularização da área, que conta com 70 lotes, e a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para dar prosseguimento às obras de infraestrutura até a finalização do processo de licenciamento ambiental.

Além dos já citados investimentos estruturais de grande monta, o município também atuou na modernização da política de incentivo à instalação de novas empresas, com a alteração da Lei 8.602/09.

O trabalho ativo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho já mostra resultados. De 2013 a 2015, 23 doações de áreas foram aprovadas pela Câmara, sendo 18 no Distrito Industrial e cinco no Mini Distrito. Mais cinco processos de doação estão em tramitação no Legislativo.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, hoje, o Distrito Industrial é realidade em Poços de Caldas graças a iniciativas empreendedoras de diversos empresários e também ao trabalho sério desenvolvido pela Prefeitura.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...