sexta-feira, 16 de outubro de 2015

FESTAS: Prefeitura apresenta Natal de Poços de Caldas 2015

Prefeitura apresenta Natal de Poços de Caldas 2015

 

A Prefeitura apresentou, nesta sexta-feira (16), o projeto do Natal de Poços de Caldas 2015, com o tema “Os Jardins do Papai Noel”. O projeto, de autoria do artista plástico Marcelo Abuchalla e do arquiteto Alê D Ribeiro, contempla toda a decoração natalina da cidade, desta vez ainda mais ampliada com um número maior de ruas decoradas.

Receberão a decoração bairros como Vila Cruz, São José, Itamaraty, Parque Pinheiros, Conjunto Habitacional, localidades como Praça dos Macacos, Praça Coronel Agostinho Junqueira, onde fica a Capela de São Benedito, Praça Martinho Mourão (Praça do Museu), além dos locais já esperados: Praça Dr. Pedro Sanches, Rua São Paulo, Rua Assis Figueiredo e demais ruas transversais.

Mantendo a proposta de otimização de recursos do projeto, 670 peças que fazem parte do acervo do município estão sendo reaproveitadas, com a reutilização de antigos materiais e aquisição de novos elementos que promovem o contexto de encantamento do Natal.

A iluminação deste ano vai contar com elementos com movimento, como snowfall (pingente gigante). Ainda serão apresentadas ao público figuras tridimensionais como estrelas e bolas. Haverá também uma torre de sete metros confeccionada em fibra que poderá ser visitada.

O projeto vem sendo desenvolvido há meses e foi apresentado pela primeira vez ao prefeito Eloísio do Carmo Lourenço em fevereiro. A primeira reunião interna da Secretaria Municipal de Turismo para dar início às ações do Natal 2015 foi realizada já em 31 de dezembro do ano passado. Aproximadamente 800 peças serão instaladas em toda a cidade e a instalação teve início já na última quinta-feira (15).

A viabilização do projeto para este ano foi baseada no Natal de Poços de Caldas 2014, considerado um sucesso de crítica e público, manifestado principalmente nas redes sociais, com belas fotos tiradas em diferentes pontos decorados da cidade. O tema deste ano remete aos jardins, que já existem no município e que são um grande atrativo de Poços de Caldas, que se unem ao período natalino no sentido de dar ênfase às belezas naturais da cidade. De acordo com o artista plástico Marcelo Abuchalla, a grande novidade para este ano é a criação de um novo percurso, com a extensão da decoração do centro até a Capela de São Benedito.

Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, Poços de Caldas precisa de um projeto natalino à altura de sua importância turística e regional. “Apesar do cenário de crise, decidimos manter o projeto do Natal, otimizando os recursos, já que Poços de Caldas é uma cidade turística e também pólo regional de compras. Principalmente neste momento, precisamos incentivar o comércio e aquecer a economia local, daí a importância do projeto do Natal 2015”, ressalta o prefeito.

Programação especial
A abertura do Natal de Poços de Caldas está prevista para meados de novembro. Além da decoração e muitas luzes especiais, ainda está sendo preparada pela Prefeitura, uma programação especial. O secretário de Turismo, Rômulo Vilela, destacou que a programação visa incrementar a atividade turística do município e vai contemplar diversos pontos da cidade.

Entre as atrações está a feira de artesanato “Natal Feito à Mão”, que acontecerá no Parque José Affonso Junqueira, entre os dias 20 de novembro e 23 de dezembro, com a exposição e venda de artigos relacionados à data. O projeto “Christmas Food Market” é uma feira gastronômica com temática natalina que acontecerá na Praça Dr. Martinho Mourão (Praça do Museu), entre 17 e 19 de dezembro, com praça de alimentação e atrações diversas.

A Prefeitura também vai oferecer uma programação musical que acontecerá em diferentes locais no centro da cidade como: Basílica de Nossa Senhora da Saúde (Matriz), Igreja de Santo Antônio, Museu Histórico e Geográfico, Parque José Affonso Junqueira, Praça Dr. Pedro Sanches, Palace Casino. O Natal de Poços de Caldas ainda terá o Concurso de Vitrines Decoradas, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária.

Segundo o secretário de Cultura, João Alexandre Moura, a programação cultural vai incentivar a dimensão simbólica, com o festival de presépios criativos, além de apresentações de corais com repertório natalino de 12 a 22 de dezembro. “Vamos levar os artistas para as ruas, tendo como o cenário a decoração natalina”, destacou.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...