terça-feira, 27 de outubro de 2015

EVENTOS: Poços sedia Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Poços sedia Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
Abertura oficial foi realizada na manhã da última terça-feira

Poços de Caldas realiza, até a próxima sexta-feira (30), a 41ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que tem por objetivo reunir, discutir e divulgar as novas tecnologias do setor cafeeiro, visando ao aumento da produtividade e da renda. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço participou, nesta terça-feira (27), da abertura oficial do evento, que acontece no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Poços de Caldas.

Neste ano, o congresso tem como slogan: “Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia”. O evento tem patrocínio da Fundação Procafé, do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, da Embrapa Café, da Universidade Federal de Lavras, da Universidade de Uberaba e da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, com apoio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Funcafé.

Voltado para técnicos-pesquisadores das mais variadas instituições do país, empresas, institutos e universidades, o congresso busca novas tecnologias, o intercâmbio de ideias e resultados, por meio de diversos estandes do setor cafeeiro e uma extensa programação, cujo objetivo é apresentar soluções para lavouras mais produtivas, e, consequentemente, mais rentáveis, além de melhorar a qualidade do café.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço deu boas-vindas aos visitantes que participam do Congresso. “Poços de Caldas tem procurado investir no turismo de eventos e é uma honra para nós receber o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que traz para o município um público tão qualificado”, ressaltou. A cidade foi escolhida para sediar o evento pela estrutura que oferece, localização próxima das principais zonas cafeeiras e por representar o Sul de Minas, principal região produtora de café do país. A escolha se baseou, ainda, na opinião favorável dos participantes em edições anteriores do Congresso.

O Sul de Minas é responsável por um terço da produção brasileira e se destaca também pela produção de cafés especiais. “Temos nos esforçado bastante para valorizar o principal produto da agricultura mineira: o café”, destacou o secretário de Estado de Agricultura, João Cruz Reis Filho, durante a abertura do evento. Ele ressaltou a importância das pesquisas para o cultivo e também afirmou que o Governo do Estado está fortalecendo o programa Certifica Minas, que visa ampliar a inserção competitiva da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional.

Também participaram da abertura oficial do Congresso, o deputado federal Carlos Melles, o deputado estadual Emidinho Madeira, o superintendente do Ministério da Agricultura em Minas Gerais, Rubens Soalheiro de Oliveira Matos, o presidente do CNC, Maurício Miarelli, o diretor de Tecnologia da Embrapa-Café, Lucas Tadeu Ferrreira, o diretor do CECAFE, Guilherme Braga, o presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva, entre outros.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...