quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CAMPANHAS: Outubro Rosa encerra atividades em Poços de Caldas nesta quinta-feira

Outubro Rosa encerra atividades em Poços de Caldas nesta quinta-feira

Caminhada Rosa aconteceu no último final de semana

A campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Prefeitura de Poços, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerra suas atividades nesta quinta, 29, já que na sexta as unidades estão fechadas devido ao feriado do Dia do Servidor Público. Muitas ações estão programadas para acontecer em diversos núcleos de PSF por toda a cidade. Em algumas, o período de atendimento será estendido até 20h. Em outras, haverá promoção de encontros, palestras, cafés e dia de beleza.

No último dia 24, a segunda Caminhada Rosa movimentou o centro da cidade, levando cerca de 300 pessoas para caminhar em prol da conscientização sobre a realização dos exames anuais de câncer de mama e de colo de útero. A caminhada contou com a participação do prefeito Eloisio Lourenço, acompanhado de sua esposa Claudia Lourenço e também do vice-prefeito Nizar El-Khatib. Após percorrerem o entorno do Parque José Affonso Junqueira, os participantes se dirigiram à rua Assis Figueiredo e retornaram pela rua Prefeito Chagas ao ponto de saída, atrás do Palace Hotel, onde houve sorteio de brindes.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, dra Fátima Livoratto, Poços tem atingido a meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, de realização de exames preventivos e mamografia. “É fundamental a mulher estar saudável, por isso, incentivamos a realização dos exames preventivos. Os cânceres, se descobertos em fase inicial, têm cura em 95% dos casos. Neste mês de outubro, todas as unidades se mobilizaram, inclusive o Hospital da Zona Leste e também o Hospital da Santa Casa, através do Unacom”, destacou a secretária.

Já o prefeito enfatizou o importante trabalho desenvolvido pelas unidades básicas de saúde na prevenção das doenças. “As atividades são realizadas no dia a dia. O trabalho é muito forte nos grupos dos PSFs. São ações pouco divulgadas, mas que fazem muita diferença.”

As atividades do Outubro Rosa se encerram nesta quinta, mas os PSF’s realizam coleta do exame cito-patológico em suas rotinas. Portanto, quem ainda não realizou o preventivo, pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa e agendar a coleta.

Confira a agenda das unidades para este dia 29:

PSF Caio Junqueira: horário estendido de 17h às 20h
PSF Esperança I e II: horário estendido de 17h às 19h
PSF Esperança III: Dia D a partir das 9h
PSF Santa Augusta: dia D, de 9:30h às 11h- Palestra e coleta de exame cito-patológico
PSF Santa Rosália: horário estendido de 17h às 19h
PSF Itamaraty III: Dia D com atividades educativas, palestra, café, Dia da Beleza
PSF Jd São Paulo: horário estendido de 17h às 19h
PSF Estância São José: horário estendido de 17h às 19h
PSF Vila Nova: horário estendido de 17h às 19h
PSF Santana: horário estendido de 17h às 19h

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...