quinta-feira, 10 de setembro de 2015

OBRAS: Prefeito assina ordem de serviço para obras de drenagem do Dom Bosco em Poços de Caldas

Prefeito assina ordem de serviço para obras de drenagem do Dom Bosco em Poços de Caldas

Prefeito assinou ordem de serviço para início das obras

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço assinou, na manhã desta quarta-feira (9), ordem de serviço para o início das obras de canalização em aduelas de concreto na rua Dom Bosco, no bairro Dom Bosco, zona leste da cidade. A obra, executada por meio de convênio com o Governo do Estado, vai contar com investimentos de R$ 914.014,86.

A solenidade de assinatura contou com a presença do secretário de Projetos e Obras Públicas, Aldo Foltz Hanser, e do representante da empresa contratada para a execução da obra, a Construtora Etapa. A atual tubulação metálica será substituída por galerias de concreto armado. Será feita a recomposição de aproximadamente 100 metros de tubulação.

O prazo de execução é de 90 dias. Os recursos foram conseguidos pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço junto à Secretaria de Estado de Governo. O convênio foi assinado em Belo Horizonte, no dia 20 de agosto, pelo prefeito e pelo secretário de Governo, Odair Cunha.

Em fevereiro deste ano, um buraco de grandes proporções foi aberto pelas chuvas nas proximidades da Praça Ayrton Senna, quando parte do muro e uma quadra cederam. Desde então, a Prefeitura busca resolver o problema. “Com esta obra, vamos resolver, de forma definitiva, o problema da tubulação neste local, que é muita antiga. É uma obra de infraestrutura fundamental para os moradores daquela região e prioritária para o município. Por isso, buscamos recursos para a execução, em caráter de urgência”, destaca o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

De acordo com o secretário de Obras, Aldo Hanser, a nova tubulação de concreto armado que será construída é compatível com a vazão de escoamento. Será feita também a recomposição do aterro até o nível da via pública.

Histórico
Há mais de 40 anos, um córrego foi canalizado na rua Dom Bosco. Na época, a solução indicada era a execução de drenagem pluvial com tubo Armco. Este tipo de canalização, quando utilizado em perímetro urbano, está sujeito à ação de águas agressivas, com presença de esgoto doméstico, reduzindo bruscamente sua vida útil, causando oxidação, o que contribui para o colapso da estrutura, que perdeu a resistência e se rompeu, ocasionando a erosão. Foi necessária, inclusive, a interdição de áreas próximas pela Defesa Civil. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...