sexta-feira, 18 de setembro de 2015

LIXO: Poços participa de projeto de coleta de lixo eletrônico do Inatel

Poços participa de projeto de coleta de lixo eletrônico do Inatel

 

A Prefeitura de Poços, juntamente com o Inatel, o Instituto Nacional de Telecomunicações, de Santa Rita do Sapucaí, será parceira do projeto de coleta de lixo eletrônico desenvolvido pelo instituto em diversas cidades do sul de Minas. A ação vai acontecer no próximo dia 17 de outubro, de 9h às 16h e foi definida durante reunião no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, na tarde de sexta, 18.

A reunião contou com a participação de Débora Costanti Justino Ribeiro, coordenadora do projeto Lixo Eletrônico, do Inatel; do secretário de Serviços Públicos, José Muniz Alves; do diretor do Departamento de Meio Ambiente da Seplan, Volnei do Lago; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Erika C. AzevedoGaiga, coordenadora do Programa Municipal de Inclusão Digital; da representante da cooperativa Ação Reciclar, Luércia Aparecida Silva Almeida e da representante dos Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luênia Maria Silva Oliveira, além do vice-prefeito Nizar El-Khatib e do prefeito Eloísio.

A campanha para o destino correto do lixo eletrônico objetiva trabalhar a conscientização da comunidade, atingir a população educacional e ajudar as instituições que já trabalham na coleta de lixo reciclável e/ou eletrônico. Todo o material recolhido no dia será enviado às cooperativas que já existem na cidade.

A ação é desenvolvida em Santa Rita do Sapucaí há dez anos e já passou também por Pouso Alegre, São Lourenço , Congonhal e Ouro Fino. Depois de Poços, o projeto vai acontecer em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).

“A ideia é manter o projeto perene, contínuo. Pretendemos fazer várias ações durante o ano e desta forma manter o descarte correto, criando uma cultura para o descarte correto, evitar o consumismo desenfreado e o prolongar a vida útil dos equipamentos”, destaca Débora Ribeiro.

Ponto de Coleta

Em Poços , já existe um ponto para coleta de lixo eletrônico, desde novembro do ano passado. O ponto está fixado no Centro Educacional João Monteiro, antigo Sesi, na região sul da cidade e é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio do Programa de Inclusão Digital, da Secretaria Municipal de Educação, com o programa ECOA e SOS Obras Sociais.

O ponto de coleta de lixo eletrônico visa o recolhimento de qualquer material eletro-eletrônico que esteja estragado, ou não. No local, é feita uma separação das peças que podem ser reaproveitadas. “O descarte correto é de extrema importância, pois esse tipo de lixo exala gases tóxicos que são prejudiciais não só para o meio ambiente, mas também para a saúde humana”, destacou Erika C. Azevedo Gaiga, responsável pelo Programa e coordenadora do projeto.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...