quarta-feira, 30 de setembro de 2015

FÓRUNS: Fórum debate desenvolvimento rural sustentável em Poços de Caldas

Fórum debate desenvolvimento rural sustentável em Poços de Caldas

Evento foi realizado na Autarquia Municipal de Ensino

Agricultores familiares, representantes de associações rurais e entidades voltadas para a agricultura familiar participaram, nesta quarta-feira (30), do 1º Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS), realizado no auditório da Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas.

O evento é uma realização conjunta da Prefeitura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da EMATER/MG e teve por objetivo debater assuntos relacionados à agricultura familiar, aos trabalhadores e às comunidades rurais do município.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que participou da abertura do evento, ressaltou a relevância do desenvolvimento de políticas públicas integradas e da importância da implantação, no município, de ações desenvolvidas em âmbito federal e citou programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Banco de Alimentos, que garantem a produção. “Hoje, vemos agricultores satisfeitos, trazendo suas famílias de volta ao campo, garantindo a permanência e a qualidade de vida”, destacou Eloísio. “Para estabelecermos as ações de fortalecimento da agricultura familiar e de segurança alimentar, foi necessária uma cadeia de trabalho, que passa pelos aspectos administrativos e políticos”, enfatizou.

O evento contou com a participação do subsecretário de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Luiz Bacu. Ele ressaltou a organização da agricultura familiar no município. “Este é um caminho de desenvolvimento muito propício”, avaliou. Bacu afirmou que a questão agrária é prioritária para o Governo do Estado, inclusive com a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário. Ele informou que o objetivo é potencializar as políticas de desenvolvimento do setor em Minas Gerais. “70% da comida que vai para a mesa dos brasileiros têm origem na agricultura familiar”, pontuou.

O vice-prefeito Nizar El-Khatib, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, o representante da EMATER, Willem Guilherme de Araújo e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Dulcineia Pereira Zulcato, também participaram do evento.

Durante o fórum, foram debatidas ideias relacionadas à agricultura familiar, dentro de um diagnóstico participativo, já realizado nas comunidades rurais, que levantou as principais demandas do setor. Os temas abordados foram Geração de Emprego e Renda; Agricultura Familiar e Compras Institucionais; Saúde no Campo; Policiamento Rural; Meio Ambiente; Esporte e Lazer. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...