sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CULTURA: Secretaria de Cultura de Poços de Caldas incentiva a profissionalização do teatro local

Secretaria de Cultura de Poços de Caldas incentiva a profissionalização do teatro local


Com o intuito de viabilizar a profissionalização de artistas ligados ao setor teatral em Poços de Caldas a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em conformidade com o Programa de Formação na Área da Cultura disposto no Sistema Municipal de Cultura (SMC), firmou uma parceria com o Grupo CIT (Curso de Iniciação Teatral) que viabilizará a vinda da banca do SATED-MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais) a Poços de Caldas, prevista para dezembro. Podem se inscrever atores, atrizes ou mesmo professores de teatro, de Poços e região, que ainda não tenham o registro profissional (DRT).

Para participar, é necessário que o candidato comprove cinco anos ininterruptos de trabalhos teatrais amadores ou a participação, através de um certificado, em um curso de capacitação de atores por pelo menos um ano. Os participantes serão avaliados por uma banca, composta por quatro especialistas em artes cênicas, de duas maneiras: por meio de uma prova escrita e por meio de testes práticos. O exame acontecerá no espaço da Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca.


Os artistas que adquirirem o registro profissional poderão desfrutar de benefícios como orientação profissional e amparo jurídico para o pleno desenvolvimento dentro da profissão. O DRT possibilita ao ator ingressar mais facilmente em grupos teatrais consagrados, participação em festivais nacionais e internacionais, assim como em TV e cinema.


“Nosso teatro é muito forte, temos dezenas de grupos teatrais, estamos buscando oferecer a oportunidade de profissionalização aos artistas e grupos locais e fortalecermos ainda mais este segmento”,relata João Alexandre Moura, secretário municipal de Cultura.


Os interessados deverão entrar em contato com o coordenador local, Fábio Ribeiro através do telefone (35) 9812-8069, pelo e-mail: cursodeiniciacaoteatral@gmail.com ou na Secretaria de Cultura (35)3697-2389. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...