quarta-feira, 12 de agosto de 2015

FESTAS: Prefeitura de Poços de Caldas prepara comemoração especial do Dia do Folclore

Prefeitura de Poços de Caldas prepara comemoração especial do Dia do Folclore


Além da Festa Uai, que acontece entre os dias 19 e 23 de agosto, a Prefeitura está organizando também, em parceria, um encontro sobre manifestações populares nos dias 22 e 23, em comemoração ao Dia do Folclore.

O encontro, que reunirá os Ternos de Congo e outros grupos folclóricos da cidade, terá a palestra de Frei Chico, reconhecido estudioso da cultura popular que tem diversos livros publicados.

Há quase trinta anos, Frei Chico dedica-se à cultura popular do Vale do Jequitinhonha e à Religiosidade Popular Brasileira. “A religião do povo está se tornando um assunto de grande interesse, para o abrasileiramento das igrejas cristãs na Terra da Santa Cruz, para o diálogo do cristianismo com outras religiões, para a teologia, para a ética etc.. A toda hora a religião está na mídia e em todo lugar. Cantam Simon e Garfunkel: The words of the profets are written on the subway-wall. (As palavras dos profetas são escritas nas paredes do Metrô!)”.

Frei Francisco van der Poel é frade franciscano holandês, mora no Brasil desde 1967. Trabalhou no Vale do Jequitinhonha-MG durante dez anos. Vive na Colônia de Santa Isabel, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Frei Chico é autor do Dicionário da Religiosidade Popular, com 1.150 páginas, reunindo 8,5 mil verbetes, 6 mil notas de rodapé e 350 ilustrações feitas por Maria Lira Marques, ceramista do Vale do Jequitinhonha.

A palestra está marcada para as 14h, no sábado, dia 22, no pátio da Estação FEPASA. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas e Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Capela de São Benedito.

“Nossa intenção é realizar uma grande confraternização e reafirmação da cultura popular, lembrando seus primeiros divulgadores, assim como trazer mais uma atração turística para os visitantes e educativa para nossa população como forma de identidade de nossa região, estado e país em meio à arte e à religião”, comentou a diretora de Turismo, Rose Lino.

Uma equipe da Secretaria de Turismo esteve em reunião, nesta semana, com o pároco Hiansen Vieira Franco, padre também responsável pelas atividades na Capela de São Benedito. Ficou acertado que será celebrada uma missa especial no dia 23, domingo, às 9h, para encerrar o encontro aberto à população em geral. Outras informações sobre o Encontro do Dia do Folclore pelo telefone (35) 3697-2300. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...