quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CULTURA: Dia do Folclore foi comemorado com uma grande celebração da cultura popular na estação da Fepasa

Dia do Folclore foi comemorado com uma grande celebração da cultura popular na estação da Fepasa

O evento Dia do Folclore, promovido pela prefeitura municipal por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, aconteceu na tarde deste sábado, 22 de agosto, no pátio da Estação Fepasa. Foi um grande encontro de grupos de caiapós, Ternos de Congo, pesquisadores, estudiosos, historiadores, autoridades, grupos da capoeira, maracatu e jovens. 

Alguns dos grupos representandos no encontro: Caiapós do Bairro São José, Ternos de Congos Santa Efigênia, São Benedito, Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora do Carmo.

Com a presença de Frei Chico, frei franciscano e estudioso da cultura popular, veio de Belo Horizonte para uma roda de conversa. Foi possível conhecer um pouco mais sobre as origens de cada manifestação. Frei Chico é holandês e vive no Brasil há 48 anos! Autor de diversos livros, entre eles, o Dicionário da Religiosidade Popular (cujo exemplar foi doado durante o evento para o Município para acesso na Biblioteca Centenária)
Estiveram ainda representadas entidades importantes da cidade como: Associação de Violeiros, Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei, que desenvolveu a oficina de turbantes, e a capoeira representada pelo grupo CEEPC, do bairro Chácaras Alvorada.

Também estiveram presentes o prefeito Eloíso Lourenço, o vice-prefeito Nizar El Khatib, a diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Rose Lino e o pároco da Paróquia de Nossa Senhora aparecida, padre Hiasen Franco. Com esta parceria, foi possível celebrar no domingo (23) às 9h, a missa conga na Capela de São Benedito.

Frei fez questão de conhecer a história de cada grupo e chamou à frente os líderes par contarem suas histórias. Os grupos também fizeram suas apresentações, vestidos à caráter numa grande confraternização em prol da cultura, do turismo e da valorização das tradições.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...