sexta-feira, 10 de julho de 2015

SOCIEDADE: Promoção Social realiza encontro entre pessoas com trajetória de rua em Poços de Caldas

Promoção Social realiza encontro entre pessoas com trajetória de rua em Poços de Caldas


A Secretaria de Promoção Social, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social realizou, na última quinta,  9, um encontro entre pessoas que estão rompendo a trajetória de rua e pessoas que já romperam com essa trajetória. O encontro originou o grupo denominado Pé com Pé.

No encontro, foram apresentados depoimentos de pessoas que já construíram um projeto de vida diferencial e digno, com a reintegração na sociedade por meio de trabalho e acesso à moradia. Atualmente, foram contabilizadas, através dos registros existentes no Serviço Especializado em Abordagem Social, 18 pessoas que já deixaram as ruas e as instituições para retornar às suas famílias e viver com seus companheiros, como também conseguiram se organizar para viverem sozinhos. De acordo com a secretaria, o número é relevante, em virtude da grande dificuldade que é romper com a situação de rua.

Durante o encontro, foi ressaltada, pelas pessoas que já deixaram a situação de rua,  a importância da presença do Serviço Especializado em Abordagem Social/Promoção Social, que esteve em todo o trajeto que percorreram, desde o momento que foram abordados e decidiram aceitar a oferta do serviço, ao acolhimento nas entidades, inclusão em programas e benefícios da rede socioassistencial, acesso à alimentação de qualidade no Restaurante Popular e ao Programa de Aquisição de Alimentos presente nas Entidades parceiras.

No momento do encontro, os participantes compartilharam experiências positivas e dificuldades enfrentadas ao longo do caminho que percorreram. Depoimentos marcantes foram dados, como “Não somos o lixo da sociedade”.

A visão da Secretaria de Promoção Social é de que cada experiência vivenciada pela pessoa possui suas próprias particularidades, em diferentes graus de êxito, e é preciso compreender  que a situação de rua é um fenômeno multidimensional. A saída das ruas é um processo lento e por vezes doloroso, especialmente para aqueles que já se encontram há muito tempo em condições degradadas e ausente de cuidados.

“A importância do envolvimento da sociedade civil na compreensão do trabalho desenvolvido com a população em situação de rua é fundamental. Só se sustenta um projeto tão audacioso, que é devolver a dignidade a essas pessoas, com a parceria da sociedade civil, pois não é apenas uma questão de uma política de estado”, ressalta Lucia Elena Santos, secretária de Promoção Social. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...