terça-feira, 16 de junho de 2015

TRÂNSITO: Acidentes na João Pinheiro, em Poços de Caldas, têm redução de 36,7%

Acidentes na João Pinheiro, em Poços de Caldas, têm redução de 36,7%

Fiscalização eletrônica teve início em 1º de maio

Os acidentes no corredor de tráfego da avenida João Pinheiro, no comparativo de janeiro a maio dos anos de 2013, 2014 e 2015, tiveram significativa redução, de 36,7%. A participação da via no total de ocorrências caiu em 25%. A meta era reduzir os acidentes em 20%, com a implantação do sistema de fiscalização eletrônica, que entrou em funcionamento no dia 1º de maio.


Em todo o município, houve redução de 16% dos acidentes no mesmo período, queda também superior à registrada no comparativo entre 2014 e 2013, quando a redução foi de 7,43%. “Os dados demonstram que a efetiva ação municipal na gestão do trânsito a partir deste ano, com iniciativas operacionais, de fiscalização e educação de trânsito, já começa a apresentar resultados positivos, incluindo a significativa redução dos acidentes, que é o nosso principal objetivo”, destaca o secretário de Defesa Social, Luís Carlos Lima.

Em 2014, no período considerado, em todo o município, foram 947 acidentes contra 795 neste ano. Especificamente no corredor João Pinheiro, foram registradas 62 ocorrências de janeiro a maio de 2015 e 98 no mesmo período do ano passado.

Além da queda no número geral de ocorrências no município, houve também uma acentuada redução nos acidentes com vítima, de quase 30%, enquanto a redução dos eventos sem vítimas apresentou queda de 10% em todas as vias da cidade. Na João Pinheiro, os acidentes com vítima caíram acima da média do município (37,04%) e os sem vítimas tiveram queda de 31%.

“Sem dúvida, é possível estabelecer uma correlação entre a redução de ocorrências e a implantação da fiscalização eletrônica, da revitalização da sinalização e das ações educativas colocadas em prática pela administração municipal”, destaca o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. “Além de garantir a fluidez do trânsito e a diminuição de pontos de conflito, nossa preocupação central é sempre o cuidado com as pessoas e com a preservação da vida”, completa.

Fiscalização eletrônica
O sistema de fiscalização eletrônica instalado nas avenidas João Pinheiro e Mansur Frahya processou, no mês de maio, 2.557 autuações. Cabe ressaltar que o sistema conta com seis pontos de fiscalização em cada pista, sendo a metade com medidor de velocidade conjugado com avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres.

As autuações processadas se dividem em:

- 2.055 autuações por avanço de sinal vermelho em semáforo, representando 80,37% do total;
- 440 autuações por transitar em velocidade superior a permitida em até 20%, com percentual de 17,21% do total;
- 42 autuações por transitar em velocidade superior a permitida em mais de 20 até 50%, com percentual de 1,64% do total;
- 20 autuações por parada sobre faixa de pedestres, que corresponde a 0,78% do total.

“Mais de 80% das infrações dizem respeito ao avanço de sinal vermelho, o que demonstra que ainda há desrespeito com o pedestre. Já intensificamos nossas ações de educação para o trânsito especificamente para este componente”, ressalta o secretário de Defesa Social, Luís Carlos Lima.

Em relação ao principal elemento infracional (avanço de sinal), apenas 16,6% dessas infrações ocorreram no período entre meia-noite e 6h e, no caso da velocidade acima da permitida, esse mesmo horário registrou 15,6% do total. 26,88% dessas infrações foram registradas na altura do número 228 da avenida João Pinheiro. Na altura do número 887, foram registradas 20,21% das infrações.

Infrações
O grupamento de trânsito de Guarda Municipal conta com seis integrantes que realizam a fiscalização nos principais corredores de tráfego, atendendo demandas da população via 153 e também as necessidades do Departamento Municipal de Trânsito.

No período de janeiro a maio de 2015, foram processadas 478 autuações de infrações sendo as principais:
- dirigir utilizando telefone celular: 14,02%
- estacionar em local e horário de parada e estacionamento proibido: 31,15%
- deixar de usar cinto de segurança: 8,37%
- estacionar veículo em fila dupla: 6,49%.

Educação
No ano de 2015, a Prefeitura implantou o programa Trânsito Seguro: Poços de Caldas cuidando de você, cujas ações foram registradas a partir do mês de março. Mais de 10 mil pessoas foram abordadas diretamente com as ações de educação para o trânsito, além do expressivo público atingido pelo material de divulgação, incluindo faixas com mensagens educativas, car door no eixo central, além da importante parceria de todos os veículos de comunicação locais.

“Podemos concluir que as ações implementadas no corredor da avenida João Pinheiro demonstram sua eficácia no propósito da redução dos acidentes, já que a meta inicial de diminuição de 20% já foi ultrapassada nesse período”, conclui o secretário de Defesa Social.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...