Promoção Social em Poços de Caldas estimula formação de repúblicas entre pessoas com trajetória de rua
O Serviço Especializado em Abordagem Social deu início a uma nova etapa no processo de reconstrução dos projetos de vida com pessoas que possuem trajetória de rua e que estão institucionalizadas no Abrigo Madre Teresa de Calcutá e Casas de Passagem Deus e Caridade e São Francisco de Assis.
O projeto é destinado a pessoas adultas com trajetória de vida nas ruas que já estejam em fase de reinserção social, em processo de restabelecimento dos vínculos sociais e de construção de sua autonomia. Ao todo, serão 12 encontros quinzenais, com o tema “Pé com Pé”, cujo objetivo é estimular a formação de repúblicas entre os acolhidos que estão em processo de saída das ruas.
A primeira reunião, realizada no CRAS da zona leste, contou com 27 participantes, entre homens e mulheres, com idade entre 20 a 60 anos. O processo é desenvolvido pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, com assistentes sociais e psicóloga.
De acordo com a coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Maria Inês Santos Moreira, os encontros visam à preparação dessas pessoas para que possam conviver fora das entidades, de maneira a formar, por afinidade, suas repúblicas. Ela ressalta que o trabalho de acompanhamento técnico e psicológico prossegue por tempo indeterminado, até que a pessoa esteja apta a viver de forma autônoma.
As repúblicas devem ser organizadas em unidades femininas e masculinas e o atendimento tem por objetivo a qualificação profissional, a inserção no mercado de trabalho e acompanhamento para a efetivação de um novo projeto de vida.
Fonte: PMPC