sexta-feira, 12 de junho de 2015

SOCIAL: Promoção Social em Poços de Caldas estimula formação de repúblicas entre pessoas com trajetória de rua

Promoção Social em Poços de Caldas estimula formação de repúblicas entre pessoas com trajetória de rua


O Serviço Especializado em Abordagem Social deu início a uma nova etapa no processo de reconstrução dos projetos de vida com pessoas que possuem trajetória de rua e que estão institucionalizadas no Abrigo Madre Teresa de Calcutá e Casas de Passagem Deus e Caridade e São Francisco de Assis.

O projeto é destinado a pessoas adultas com trajetória de vida nas ruas que já estejam em fase de reinserção social, em processo de restabelecimento dos vínculos sociais e de construção de sua autonomia. Ao todo, serão 12 encontros quinzenais, com o tema “Pé com Pé”, cujo objetivo é estimular a formação de repúblicas entre os acolhidos que estão em processo de saída das ruas.

A primeira reunião, realizada no CRAS da zona leste, contou com 27 participantes, entre homens e mulheres, com idade entre 20 a 60 anos. O processo é desenvolvido pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, com assistentes sociais e psicóloga.

De acordo com a coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Maria Inês Santos Moreira, os encontros visam à preparação dessas pessoas para que possam conviver fora das entidades, de maneira a formar, por afinidade, suas repúblicas. Ela ressalta que o trabalho de acompanhamento técnico e psicológico prossegue por tempo indeterminado, até que a pessoa esteja apta a viver de forma autônoma.

As repúblicas devem ser organizadas em unidades femininas e masculinas e o atendimento tem por objetivo a qualificação profissional, a inserção no mercado de trabalho e acompanhamento para a efetivação de um novo projeto de vida. 

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...