segunda-feira, 15 de junho de 2015

MUNICÍPIO: Controle Interno padroniza prestações de contas dos fundos municipais

Controle Interno padroniza prestações de contas dos fundos municipais em Poços de Caldas


Com o objetivo de padronizar as prestações de conta dos diversos fundos municipais, a Prefeitura publicou o Decreto 11.604. O objetivo é tornar o processo mais ágil e transparente, a partir da implantação de uma ferramenta que uniformiza os procedimentos que devem ser adotados para todos os fundos.

Os servidores municipais responsáveis por estas prestações de conta participaram de treinamento coordenado pela equipe da Secretaria de Controle Interno. Na capacitação, realizada na Casa dos Conselhos, foram apresentadas as novas regras constantes do decreto. O município administra fundos relacionados a diversas áreas como Turismo, Cultura, Patrimônio Histórico, Esportes e Saúde.

Pelos novos procedimentos, os servidores devem realizar a prestação de contas mensalmente para todos os fundos. Antes, havia diferenças no período e também no formato da prestação de contas. Agora, a nova ferramenta aponta inconsistências e irregularidades já no momento do preenchimento.

“Além desta ferramenta, formalizamos e padronizamos também os prazos e o formato da prestação de contas”, explica o secretário de Controle Interno, Wanderlei Colhado. Ele ressalta, ainda, que a inovação, com regras específicas para a gestão dos fundos, está em consonância com a política do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço de transparência e responsabilidade no trato com recursos públicos.

A apresentação para os servidores foi feita pelo contador Luciano Bastos e pelos auxiliares administrativos Gabriel Domingos e Eugênio Carlos. O secretário destacou a presença dos servidores dos setores de Controle Interno e Financeiro da Câmara Municipal durante o treinamento. Participaram Ricardo Marcondes, Paulo Resende e Luis Augusto.

“Estamos iniciando um novo relacionamento entre o Controle Interno da Prefeitura e a controladoria da Câmara, que representa para nós o controle externo, no sentido de desenvolvermos um trabalho integrado”, finaliza Colhado.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...