terça-feira, 2 de junho de 2015

MEIO-AMBIENTE: DME Distribuição realiza assinatura de termos do Projeto Adotando

DME Distribuição realiza assinatura de termos do Projeto Adotando


A DME Distribuição realizou nesta terça, 02, a assinatura dos termos de parceria referentes ao Projeto Adotando Nascentes. O projeto selecionou propriedades rurais da agricultura familiar, cujos proprietários tivessem interesse em preservar ou recuperar suas nascentes. As inscrições foram realizadas durante o mês de janeiro e o resultado foi publicado em abril.


Estiveram presentes na solenidade, além do Vice-Prefeito Municipal, Nizar El-Khatib, várias autoridades, representantes da Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Laboratório de Poços de Caldas da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Polícia Militar de Minas Gerais e Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rio Mogi-Guaçu e Pardo. A expectativa é que as parcerias sejam bem sucedidas e que o projeto cresça em futuras edições.
O Projeto Adotando Nascentes tem o objetivo de proteger de áreas adjacentes às nascentes existentes em áreas rurais do município de Poços de Caldas, por meio de cercamento e recuperação da vegetação nativa, quando necessário. Estas ações buscam contribuir para a preservação e melhoria da água quanto à quantidade e qualidade nas áreas rurais do município. Desta maneira, visa-se também a melhoria dos solos, e consequente aumento na produtividade agrícola.
Todos os materiais, mudas nativas, e insumos agrícolas necessários ao cercamento e recuperação das áreas objeto deste projeto serão fornecidos pela DMED e seus parceiros, sendo que o proprietário rural selecionado deverá fornecerá somente a mão de obra para os serviços de cercamento e plantio.
Ao todo foram inscritas 10 propriedades rurais da agricultura familiar, sendo 01 (uma) propriedade inabilitada. Assim, dos 09 (nove) projetos executivos elaborados pela Equipe Técnica do Projeto, 03 (três) não foram aceitos pelos proprietários e 06 (seis) foram aceitos e remetidos à DMED para aprovação. Todos os 06 (seis) projetos foram aprovados e serão executados a partir deste ano.
A Assessora de Meio Ambiente da concessionária destacou a importância do projeto. “É muito bom ver o interesse e adesão dos proprietários rurais nesta iniciativa. Este projeto beneficiará não só proprietários rurais participantes, mas toda a nossa comunidade”, destaca Cláudia de Souza.
Segundo Ênio Zanon, um dos proprietários rurais beneficiados, ele teve conhecimento do projeto através da Prefeitura Municipal. “No meu caso, minha atividade depende muito da água, porque trabalho com horta, produzindo em média 100 dúzias de hortaliças por dia. O ano passado, por exemplo, deixei de plantar por falta de água. Fiquei muito interessado em participar, temos que cuidar melhor desse bem que está cada dia mais em falta”.
Os termos foram celebrados pelo prazo máximo de 3 anos, podendo ser aditados mediante acordo entre as partes.

Fonte: PMPC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...