sexta-feira, 12 de junho de 2015

EVENTOS: Evento orienta sobre câncer bucal em Poços de Caldas

Evento orienta sobre câncer bucal em Poços de Caldas


Poços de Caldas recebeu, nesta quinta-feira (11), o CRO Itinerante, evento do Conselho Regional de Odontologia. Foi realizada, no Espaço Cultural da Urca, uma palestra sobre câncer bucal voltada para dentistas e demais profissionais da área de saúde. O objetivo foi capacitar os profissionais para facilitar o diagnóstico deste tipo de câncer.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço participou do evento, aberto pelo presidente do CRO-MG, Luciano Eloi Santos, que contou com a presença de diversos profissionais da rede municipal de Saúde, entre dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, além de representantes da área de epidemiologia, tabagismo e agentes comunitários de saúde. Dentro do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca, aconteceu a palestra da Dra. Ana Paula Silva.

Já durante a tarde, foi realizada uma ação conjunta entre o CRO e a Prefeitura na região central, no sentido de orientar a população sobre o câncer bucal. Os profissionais fizeram abordagem na rua para explicar o que é a doença e prestaram informações sobre diagnóstico e prevenção. Houve entrega de folheto explicativo do auto-exame e de kits de higiene bucal.

Para a coordenadora de Saúde Bucal do município, Cristiane Maria da Costa Silva, a iniciativa foi bastante produtiva. “A participação dos profissionais da rede foi maciça e a equipe avaliou positivamente as ações, principalmente na abordagem de rua”, ressaltou.

Ela informou que os profissionais da rede estão capacitados para realizar o diagnóstico. “Quando há suspeita em relação a alguma lesão, o paciente é encaminhado para o Centro Especializado de Odontologia, onde é feito o diagnóstico diferenciado, inclusive com biópsia. Caso o resultado seja positivo para câncer de boca, o paciente é encaminhado para o tratamento de referência”, explicou. Ela ressaltou que o serviço é bastante procurado também por pacientes com todos os tipos de câncer para realizar tratamento pré-cirúrgico ou irradiação.

Câncer bucal
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). Sintomas como o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em duas semanas, feridas superficiais com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal devem ser observados. Outros sinais podem ser mau hálito, dificuldade para falar, mastigar e engolir e caroço no pescoço.


Os fatores de risco para câncer bucal incluem tabagismo, alcoolismo, pré-disposição genética, exposição crônica à luz solar, má higiene bucal, deficiências nutricionais e prática de sexo oral sem proteção.

Fonte: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...