Nota Oficial sobre a dengue em Poços de Caldas
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SMS) DE POÇOS DE CALDAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas informa que, até a 20ª SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (17/05/2015 a 23/05/2015), foram notificados 560 casos suspeitos de dengue no município.
Foram realizadas coletas de material para exame laboratorial de todos os pacientes. O material foi encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, que é o laboratório de referência para realizar as sorologias de dengue.
Até a presente data, a SMS recebeu o resultado de 320 casos, sendo 81 casos positivos para dengue, e 239 casos negativos . Duzentas e quarenta notificações estão aguardando resultado. Dos casos positivos, treze são autóctones e os demais, importados, ou seja, foram contraídos em outros municípios, mas a doença se manifestou e o paciente está sendo tratado em Poços.
A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas alerta a população para o fato de que o índice de infestação, conforme o LIRAa, passou para 2,5, o que representa médio risco de epidemia .Os agentes de controle de endemias, em suas atividades diárias ,têm encontrado muitos focos positivos do mosquito Aedes aegypti, sendo 87% deles dentro das casas . Solicitamos à população poços-caldense que siga as medidas de controle, para que possamos não entrar em período epidêmico, evitando que a população adoeça.
Lembramos que a dengue pode ser uma doença fatal. As medidas previstas para o controle e tratamento da dengue pelo município estão sendo tomadas , e o momento é de reforçar as medidas preventivas corretas:
Medidas que evitam a transmissão da Dengue:
Limpar e tampar as caixas d’água;
limpar as calhas;
descartar corretamente o lixo;
tampar galões, tonéis, poços, latões e qualquer outro recipiente que possa armazenar água;
cobrir e secar os pneus que não estão sendo utilizados;
limpar e incluir telas nos ralos;
limpar e secar as bandejas do ar condicionado e das geladeiras;
manter os vasos de plantas sem pratinhos;
não acumular água em bromélia e outras plantas que armazenam água em seu interior;
fechar os vasos sanitários com tampa;
Manter os baldes e garrafas virados de boca para baixo;
esticar as lonas de coberturas para não empoçar água;
Tratar a água das piscinas e fontes.
Fique atento: Se você apresentar febre alta com início súbito, com mais pelo menos dois dos sintomas abaixo, procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. E beba muita água!
Dor atrás dos olhos que piora com o movimento dos mesmos;
Forte dor de cabeça;
Perda do paladar e apetite;
manchas ou pontos avermelhados ou roxos pelo corpo,principalmente no tórax e braços;
dores no corpo;
Náuseas e vômitos;
Tontura;
Cansaço;
moleza no corpo;
dores nas articulações
Fonte: PMPC