terça-feira, 28 de abril de 2015

CIDADE: Conselho do patrimônio histórico toma posse em Poços de Caldas

Conselho do patrimônio histórico toma posse em Poços de Caldas
Novos integrantes foram empossados

Na tarde desta terça-feira (28), na Casa dos Conselhos, ocorreu a posse do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Condephact). Estiveram presentes o vice-prefeito, Nizar El-Kathib e o secretário de Planejamento, Rodrigo Reis.

Foram empossados 36 novos membros. O mandato é de dois anos, com direito à recondução por igual período. O conselho é formado por representantes de diversas entidades e associações ligadas às áreas de preservação cultural, arquitetura, construção civil, meio ambiente, educação, entre outros.

Segundo o vice-prefeito, Nizar El-Kathib, a preservação da história e dos elementos que fazem parte dela é de extrema importância para as futuras gerações. “O trabalho feito no Palace Casino, a pintura da Prefeitura e do coreto, entre tantas outras ações já realizadas fortalecem a história municipal e de todos os cidadãos de forma particular. Os novos projetos visam a inclusão social, o que é único para a formação destas novas gerações”, afirmou.

É de competência do conselho, sugerir e participar das definições da política municipal de defesa e proteção do patrimônio histórico, turístico, artístico, arquitetônico, arqueológico, etnográfico, documental, paisagístico e ambiental do município, além de coordenar, integrar e executar as atividades públicas referentes a esta política. 

Funções do Conselho

O órgão também deve promover a identificação, o inventário, a conservação, a restauração e a revitalização do patrimônio cultural e natural do município, atuar no processo de tombamento de bens e contribuir para o desenvolvimento do turismo cultural e natural.

São atribuições do CONDEPHACT, ainda, promover e orientar programas educativos e culturais, com a participação da comunidade, que visem a preservação, a defesa e a conservação do patrimônio cultural, colaborando com a sua execução.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...