terça-feira, 3 de março de 2015

DMAE lança programa para combater perda de água em Poços

DMAE lança programa para combater perda de água em Poços
Departamento lançou plano de ações para reduzir em 8% a perda de água nas redes de distribuição

O DMAE lançou plano de ações para combater à perda de água nas redes de distribuição. Atualmente, o desperdício é de 33% e a expectativa da empresa é reduzir em 8% este ano, chegando em 2016 com 15% a menos de perda, índice próximo ao de países do primeiro mundo. Com esse programa, a receita adicional da autarquia pode chegar a R$ 6 milhões no período de doze meses.

O anúncio do plano para conter a perda de água foi anunciado nesta terça-feira (3) pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, em ato que contou com a presença do diretor do DMAE, Alair Assis, do vice-prefeito, Nizar El Khatib, dos vereadores, Paulo Tadeu e José Maria Siqueira e de Mário Augusto Baggio, sócio-diretor da HOperações, empresa especializada em saneamento básico, contratada através de licitação para executar o projeto.

O plano iniciou em agosto de 2014 e, até janeiro deste ano, já houve redução de 7% nas perdas. Os levantamentos mostraram que são perdidos 333 litros/dia de água por imóvel no município, considerando os 50 mil pontos de ligações existentes. A intenção é reduzir para 280 litros/dia até 2016. Desse total de desperdício, 90% estão localizados em residências e 10% nas redes do DMAE.

Baggio informou que a perda é causada pelo uso de material de má qualidade, principalmente, na rede doméstica, que é responsável por 60% dos vazamentos, e também devido aos hidrômetros velhos, que chegam a 40% de desperdício. Por isso, de acordo com ele, será necessário construir um programa de gestão dentro do DMAE, onde participem o leiturista e operários da empresa, como também o encanador responsável pela obra. Todos com o mesmo intuito de reduzir fraudes e desperdício de água?”.

Eloísio disse que o nível de perdas de água em Poços de Caldas sempre foi muito grande, devido a topografia acidentada do município. O prefeito lembrou, ainda, que pela primeira vez é iniciado um processo planejado para reduzir o desperdício no município. “As ações são amplas e passam pela gestão dentro do DMAE, que fará suas operações da melhor forma possível, buscando também parcerias com a população. A redução das perdas reverterá em receita para o departamento, que vai investir na qualidade do serviço e, também, em projetos para reduzir mais ainda as perdas de água”.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...