quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PNAIC 2014 capacitou 3.900 educadores na região de Poços de Caldas

PNAIC 2014 capacitou 3.900 educadores na região de Poços de Caldas
Educadores da região participaram do curso que assegura a alfabetização até os 8 anos de idade (Foto: Cido Junqueira)

Na tarde da última quarta, 4, ocorreu na Urca a solenidade de encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do ano de 2014. Estiveram presentes o vice-prefeito Nizar El-Khatib, a secretária de Educação, Maria Cláudia Prézia, a coordenadora geral do pacto, Adriana Maria Tonini e os coordenadores adjuntos, Adail Sebastião Rodrigues e Edemar Amaral.

Na solenidade, foram entregues cerca de 3.900 certificados de participação de formadores, que irão replicar em seus municípios a metodologia apresentada pelo PNAIC no ano de 2014.

O programa é um compromisso firmado pelo Governo Federal em parceria com os estados e municípios que tem como meta assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para alcançar este objetivo, as ações compreendem um conjunto de programas, materiais e referências pedagógicas, todas fornecidas pelo Ministério da Educação.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Cláudia Prézia Machado, neste ano há a possibilidade de estender o pacto também para alunos de 4º e 5º anos. “É muito importante garantir esse direito de alfabetização e letramento a todos os alunos da rede pública. No ano de 2014, já foi possível perceber a mudança e a melhor produtividade de cada unidade de ensino”, afirmou.

As reuniões realizadas em Poços de Caldas, juntamente com os orientadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), abrangem também educadores de 142 municípios como Varginha, Machado, Passos e Alterosa. A previsão para início do PNAIC 2015 é em abril e deve seguir até outubro. Em breve, o cronograma oficial, analisado pelo Ministério, poderá ser conferido no www.cead.ufop.br .

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...