quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Congresso Sul mineiro de Cirurgia Plástica será realizado em Poços

Congresso Sul mineiro de Cirurgia Plástica será realizado em Poços
Congresso Sul mineiro de Cirurgia Plástica será realizado em Poços

A nona edição do Congresso Sul Mineiro de Cirurgia Plástica será realizada em Poços de Caldas no mês de maio. Organizadores do evento se reuniram na tarde da última sexta-feira (13), no Gabinete da Prefeitura, com o Chefe do Executivo, Eloísio do Carmo Lourenço. Na ocasião, eles solicitaram apoio do município para a organização e, principalmente, para a realização de um mutirão na véspera do Congresso, que este ano também abrigará o VI Encontro São Paulo/Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A Secretária de Saúde, Fátima Livoratto, também participou da reunião.

Segundo o coordenador do evento, o cirurgião plástico Vitor José Adissi, já estão confirmados 50 palestrantes para o Congresso e 30 médicos para o mutirão, que este ano será destinado a intervenções na pálpebra superior. “O Congresso já acontece desde 2007, passando por diversas cidades da região. Em 2011, foi organizado em Poços, quando todos os cirurgiões plásticos da cidade se uniram e cooperaram para o engrandecimento do evento. Naquela época, ocorreu o primeiro Mutirão de Cirurgia Plástica, que se tornou uma rotina nas cidades onde ocorrem o Congresso. Os médicos doam o trabalho e contribuem com o Congresso e com diversas pessoas que estão na fila de espera necessitando de uma cirurgia como esta”, destaca.

De acordo com Adissi, este ano, na semana anterior ao Congresso, no dia 27 de abril, as sete cidades participantes do Sul de Minas – Poços de Caldas, Itajubá, Pouso Alegre, Alfenas, São Lourenço, Lavras e Varginha – também realizarão outro mutirão. “Os médicos destes municípios, uma semana antes do Congresso, farão um mutirão para tumores de pele. Já no dia 07 de maio, véspera do evento, o mutirão será de pálpebra”, lembra.

A Prefeitura de Poços de Caldas será parceira no evento emprestando a infraestrutura de hospitais para a realização do mutirão. “Pacientes do Sistema Único de Saúde que estão na fila de espera serão beneficiados. Ações como esta, apesar do trabalho já realizado pelo município em saúde, são muito importantes, uma vez que ainda existe carência de especialistas no setor público. Esta parceria vem em uma boa hora, pois os médicos que participarão do mutirão dedicarão tempo para realizar estas cirurgias em pessoas que realmente precisam”, finaliza Eloísio.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...