sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tradicional Feira de Artesanato de Poços recebeu 215 novas inscrições

Tradicional feira de artesanato de Poços recebeu 215 novas inscrições

Terminaram no dia 28 de novembro as inscrições para Feira de Artesanato de Poços de Caldas, Fearpo, instalada atualmente na Praça D. Pedro II (Praça dos Macacos). O Cadastramento de Pretendentes para ocupar os espaços destinados à comercialização de produtos manuais e artesanais, que começou no dia 4 de novembro, recebeu 215 inscrições. Estão sendo oferecidas 80 vagas, sendo quatro destinadas a artesãos deficientes, conforme Lei 8532/2009, e que devem ser indicados pela Adefip.

A análise das inscrições será feita por uma Comissão Avaliadora, indicada pelo Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rômulo Vilela Filho. O processo avaliativo acontecerá em três etapas. Na primeira, serão conferidos os documentos solicitados no edital. A ausência de um dos documentos, exclui o candidato. Na segunda etapa, serão avaliados os produtos, levando em conta o diferencial, a técnica utilizada e o acabamento do mesmo. Eles serão separados em categorias de acordo com sua finalidade. Já na terceira e última etapa, será realizada um visita à residência do artesão para verificar a autoria, qualidade e relevância dos trabalhos apresentados. Em caso de empate, terá prioridade o candidato que apresentar o produto que tem a menor incidência na feira.

Após cada etapa, será publicado o resultado da mesma na imprensa local. O resultado final, segundo Gustavo Dutra, coordenador da comissão avaliadora, estará disponível no início de março de 2015, tempo este necessário para que sejam cumpridas as etapas citadas.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rômulo Vilela, esta é uma importante etapa do processo, assim como o Termo de Ajuste de Conduta, documento que deixa clara a finalidade da Fearpo. “Todo este trabalho visa a valorização do artesanato local, os próprios artesãos, e demonstra mais uma vez o compromisso de transparência da administração municipal, do prefeito Eloísio”, afirma o secretário.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...