quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Promoção Social reúne instituições que abrigam idosos no município

Promoção Social reúne instituições que abrigam idosos em Poços
Reunião aconteceu na Associação Damas de Caridade, no último dia 21

A Secretaria Municipal de Promoção Social, por meio da coordenação de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, realizou na quarta-feira, 21, a primeira reunião do ano com todos os técnicos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s) de Poços de Caldas. O objetivo foi proporcionar momentos de trocas, alinhamento com a Política Nacional do Idoso e conhecimento de outros segmentos envolvidos no cuidado com o idoso no município. Hoje, em Poços, existem 150 idosos abrigados em três instituições com a Prefeitura.

Desde 2013, são realizados encontros entre a coordenação da Promoção Social e diretores, psicólogos e assistentes sociais das ILPI´s para reordenamento de acordo com a política de Assistência Social, estudos e melhorias. Desta vez, fizeram parte também os enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, profissionais que atuam diretamente nas instituições, como prevê o Estatuto do Idoso.

A secretaria de Promoção Social desenvolve uma política de atendimento aos idosos no município. Existe o Programa Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido há um ano na cidade, e que trabalha com a família do idoso, evitando conflitos futuros. Além disso, existe o trabalho de prevenção e integração, realizado pelos CRAS e também, na outra ponta, o trabalho do CREAS, o Centro de Referência em Assistência Social, que cuida das denúncias de violência contra os idosos. “Temos na cidade uma rede de proteção ao idoso bastante eficiente, contando ainda com instituições conveniadas, como o asilo Vinhas do Senhor, a Sociedade São Vicente de Paula e a Damas de Caridade, que nos auxiliam com os idosos cujas famílias não têm condição de abrigá-los”, informa a secretária Lucia Elena Rodrigues.

Fonte/foto: PMPC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...