sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MÚSICA: Inscrições para o Grito Rock Poços 2015 vão até domingo

Inscrições para o Grito Rock Poços 2015 vão até domingo
Em Poços, evento que acontece em 400 cidades, nos cinco continentes, será realizado no carnaval, entre os dias 14 a 17 de fevereiro

O Grito Rock é um dos maiores festivais de música do mundo. Em 2015, o evento acontece em 400 cidades, nos cinco continentes. Realizado em Poços de Caldas pelo Coletivo Corrente Cultural e Fora do Eixo, o Grito Rock chega a sua 6ª edição e, como já é tradição, acontece no carnaval, entre os dias 14 a 17 de fevereiro. Serão 12 bandas se apresentando no palco sagrado do New York Pub (NYP), sendo que dessas bandas, seis serão nacionais e outras seis de Poços e do Sul de Minas. As inscrições dos artistas com composições autorais que queiram participar estão abertas até no próximo domingo (25).

Para se inscrever a banda precisa criar um perfil no portal Toque no Brasil (TNB) - www.toquenobrasil.com.br - e se inscrever no Grito Rock Poços de Caldas. A seleção das bandas é feita através de um meticuloso processo de curadoria, no qual o gestor de comunicação do Coletivo Corrente Cultural, Renan Moreira, explica como funciona.

?Quando inscrita, a banda passa por uma avaliação de um grupo de curadores do próprio Corrente Cultural e convidados. Além do trabalho artístico em si, são analisados fatores como o histórico de circulação da banda e a coesão da inscrição perante o edital. Uma dica para as bandas iniciantes é apostar em vídeos, mesmo que caseiros, e manter seu perfil no TNB atualizado. Selecionar bandas que não tem material autoral disponível no TNB é algo impraticável pela curadoria?, salienta Renan, que destaca a importância que é para um artista tocar em um festival como o Grito Rock.

?O Grito Rock tem uma força muito grande no mundo inteiro. É um modelo de festival criado no Brasil que pôde perfeitamente ser aplicado em outros países pela sua lógica. No passado, foram músicos de rock que se tornaram produtores para potencializar cenas locais e ter espaço para tocar nas épocas próximas ao carnaval. Hoje é uma cadeia mundial de produtores e bandas de todos os estilos, que conseguem fazer um festival integrado onde as bandas não só têm espaço como têm uma rede de festivais em uma mesma época do ano para circular e montar suas próprias turnês. É um trampolim para a consolidação da banda, muitas vezes?, finaliza Renan.

Centro de Informações Turísticas

Grito Rock

Sem proprietários e patrocinadores master, o Grito Rock é um festival colaborativo, baseado em tecnologias livres. Em 2015 acontece no período de 10 de fevereiro a 20 de abril. Produtores independentes podem inscrever-se para participar e realizar uma edição em sua cidade. O formato colaborativo permite que, a cada ano, mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no ?Brasil Profundo?, criando conexões em âmbito global.


Fora do Eixo

O Fora do Eixo é uma rede de Cultura e Comunicação que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em dez anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que, por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, a Rede Brasil de Festivais e a Mídia NINJA.


Toque no Brasil (TNB)

Site e rede de música brasileira com o objetivo de conectar bandas, músicos e produtores através de uma plataforma que reúne eventos, projetos e festivais diversos. Todas as vagas abertas pelos festivais do Grito Rock Mundo 2015 são gerenciadas pelo Toque no Brasil.

Acesse: tnb.art.br/

Fonte/fotos: Cit Poços de Caldas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...