quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Praça Pedro Sanches tem seus jardins recuperados

Praça Pedro Sanches tem seus jardins recuperados

Espécies plantadas originalmente na época da inauguração, na década de 1930, serão substituídas por outras com as mesmas características
A Prefeitura de Poços de Caldas iniciou nesta terça-feira (22) a recuperação total do jardim da Praça Pedro Sanches, na área central. Novas mudas estão sendo plantadas, mantendo as características originais do jardim.

Doze trabalhadores do setor de Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estão realizando o serviço. O objetivo é estar com tudo pronto até o dia 6 de novembro, data oficial do aniversário do município.

O secretário José Muniz Alves e o adjunto Marcos Salles acompanharam o trabalho. De acordo com eles, a recuperação vai respeitar o projeto original do jardim, mantendo os canteiros com rosas poliandras, uma espécie diferenciada de produção restrita, que existe em poucos lugares, além de Poços de Caldas.

Salles informou que as rosas foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Turismo, junto ao mesmo fornecedor da espécie na época da inauguração, em 1930. O adjunto disse, ainda, que parte delas, que serão replantadas na praça, foram cultivadas no Horto Municipal. “Além das roseiras, será trocada a grama esmeralda, que está por toda extensão do jardim.”

Também serão substituídas as begônias, buchinhos e azaleias, que formam molduras limitando os canteiros entre as alamedas da praça. O solo está sendo preparado com a utilização de terra, compostos orgânicos e adubo, uma mistura produzida no próprio horto. Salles comentou que as rosas foram trocadas pela última vez há dez anos, o que é considerado um período longo e raro de vida para a espécie, quando plantada em lugar público. Para ele, isso foi possível devido ao trabalho adequado de jardinagem realizado.

A praça permanecerá liberada ao público durante todo o período de recuperação do jardim. Os bancos localizados nas alamedas serão também reformados pela Prefeitura.

José Muniz informou que está prevista a restauração total do parque José Affonso Junqueira, atrás do Palace Casino. “As obras serão realizadas com recursos provenientes conseguidos pelo deputado federal, Geraldo Thadeu”, disse.

Fonte/foto: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...